Menos de um mês após ter contratado a EY, empresa de consultoria e auditoria, para apurar possíveis irregularidades no contrato de patrocínio com a VaideBet, o Corinthians suspendeu a investigação — antes que o trabalho pudesse ser concluído. O cancelamento da investigação foi formalizado para a empresa em 18 de junho de 2024, em e-mail enviado por Luiz Ricardo Alves, o Seedorf, então diretor-adjunto financeiro do clube. O ge obteve a cópia. Ele afirmou na mensagem que, após reunião com o presidente Augusto Melo e com a diretoria, foi decidida a suspensão de "todo e qualquer trabalho em andamento" ( leia a mensagem na íntegra abaixo ). A EY era prestadora de serviço do Corinthians desde o início do mandato de Augusto, porém com o escopo de consultoria, para auxiliar na reestruturação financeira e administrativa.
A diretoria alvinegra contratou outra área da companhia em maio, o departamento forense, para que este conduzisse apuração a respeito do contrato com a VaideBet. No início daquele mês, foi revelado que o patrocínio teria R$ 25 milhões repassados em comissão para a Rede Social Media Design , empresa de Alex Cassundé, aliado de Augusto durante a campanha. A Polícia Civil abriu inquérito ainda em maio para investigar transferências financeiras para possíveis empresas de fachada . Profissionais da área forense da EY investigaram o caso até o momento da suspensão — eles buscaram documentos, e-mails, entre outras evidências.
Em meados de junho, antes do fim do trabalho, a diretoria do Corinthians informou que a apuração havia sido cancelada. Estão copiados no e-mail que suspende o serviço, além de Seedorf e do presidente Augusto, representantes da companhia e os seguintes membros do Corinthians: Marcelo Mariano, diretor administrativo; Vinicius Cascone, então secretário-geral; Leonardo Pantaleão, então diretor de negócios jurídicos. Procurado pelo ge para esclarecer por que a investigação foi interrompida antes de sua conclusão, o Corinthians afirmou que colabora com as autoridades no inquérito em andamento.
A razão para o cancelamento da investigação não foi esclarecida formalmente pelo Corinthians — nem à própria auditoria, em junho, nem em contato com a reportagem, nesta quarta-feira. De acordo com pessoas ouvidas pelo ge , no entanto, havia descontentamento de membros da diretoria do clube em relação à apuração que vinha sendo conduzida pela empresa. Eles entendiam que não deveriam ser investigados internamente. A reportagem procurou todas as pessoas ligadas ao clube que estavam copiadas no e-mail.



FIM DA LINHA! Após 6 temporadas, jogador anuncia saída do Corinthians
River Plate faz proposta milionária por Rodrigo Garro do Corinthians
FAZ O PIX! Corinthians garante bolada com ida de Memphis Depay para a Copa do Mundo
ADEUS? Corinthians negocia venda de Rodrigo Garro a gigante da Argentina
DE SAÍDA! Jogador está fora dos planos de Fernando Diniz e pode deixar o clube em 2026
Corinthians quita dívida milionária com a Fifa e elimina um dos quatro transfer bans
ELE FICA?! Memphis pede contrato de 3 anos e aceita corte salarial e para ficar no Corinthians
GOLAÇOOOOOOOOOO! ANGILERI ABRE O PLACAR PRO TIMÃO! 1 A 0 NO PLACAR!
GOLAÇOOOOOO!! O Timão amplia o placar com um golaço; Confira
Negociação entre Corinthians e Memphis ganha novo rumo após proposta inesperada