Augusto Melo, presidente do Corinthians, apresentou à Câmara Nacional de Resolução de Disputas da CBF (CNRD) um plano coletivo para o pagamento e parcelamento de dívidas com ex-atletas, agentes e outros clubes.
O plano abrange "processos atualmente em tramitação no órgão da CBF" e prevê o parcelamento de dívidas ao longo dos próximos anos. Elaborada pela Diretoria de Negócios Jurídicos e pela Diretoria Financeira, a medida ainda aguarda homologação pela CNRD.
Essa iniciativa integra um conjunto de ações voltadas à reorganização jurídico-financeira do clube, reafirmando o compromisso do Corinthians com o pagamento de credores e a reorganização de suas áreas jurídica, financeira e administrativa.
De acordo com o balanço financeiro de 2023, o clube alcançou R$ 114 milhões de débitos com jogadores só em direitos de imagem atrasados, sendo que os valores com o atual elenco foram quitados, mas ex-atletas ainda cobram dívidas na Justiça.
A CNRD é um órgão criado pela CBF para resolver conflitos envolvendo o futebol e assegurar o cumprimento dos dispositivos dos Regulamentos do movimento privado do futebol. Sua estrutura assemelha-se a uma câmara arbitral, porém a diferença está no fato de que a câmara é um meio particular que pode ser escolhido pelas partes, de comum acordo, para a resolução de eventuais conflitos.