Ramón Díaz, o técnico do Corinthians, tem a oportunidade de classificar o time para a Libertadores, o que seria um grande feito. Atualmente, o clube está em nono lugar no Campeonato Brasileiro, o que lhe daria uma vaga na Copa do Brasil, mesmo que não se classifique para a Libertadores. No entanto, essa posição depende do desempenho do Botafogo ou do Atlético-MG. O regulamento da competição nacional estabelece os cenários possíveis para o Corinthians, conforme explicado pelo UOL.
O G6 do Brasileirão foi expandido para G7 devido à vaga do Flamengo na Libertadores pela conquista da Copa do Brasil, o que abriu mais uma vaga na competição para o sétimo colocado. De acordo com o regulamento da Copa do Brasil, os oito times que se classificarem para a Libertadores e o melhor classificado do Brasileiro que não estiver na Libertadores entrarão diretamente na terceira fase da Copa do Brasil.
Se o Botafogo ou o Atlético-MG vencer a final da Libertadores, garantirão uma vaga na próxima Libertadores e na terceira fase da Copa do Brasil. Isso impactaria diretamente a posição do Corinthians, que está na nona colocação e poderia conquistar vaga na competição nacional. Além disso, há a possibilidade de o Galo alcançar a vaga na Libertadores e ficar entre os oito primeiros no Brasileirão, o que também afetaria a situação do Corinthians no torneio nacional.
O Corinthians tem um jogo importante contra o Criciúma no próximo sábado. Vale destacar que a Copa do Brasil possui 92 vagas, sendo 80 por estaduais e 12 distribuídas em outras competições. Desses 12, nove são destinados aos classificados na Libertadores. Caso haja vagas remanescentes, elas serão preenchidas pelos times do Brasileirão. Além disso, os campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde e Série B também terão vaga garantida na terceira fase do torneio.