O presidente da torcida Gaviões da Fiel assinou um acordo para a criação da vaquinha com o objetivo de quitar a dívida da Neo Química Arena. O acordo de conciliação foi assinado entre os torcedores uniformizados, a Caixa e o Corinthians. Nesta segunda (25), as três partes tiveram audiência na Central de Conciliação da Justiça Federal de São Paulo (Cecon/SP), com o objetivo de possibilitar o lançamento da campanha de arrecadação. A assinatura do acordo precede a criação da conta escrow, que vai garantir a transparência da ação e o destino específico das doações.
O próximo passo será anunciar a plataforma, o site e a chave Pix da ação. Assim, os torcedores pagarão diretamente na conta da Caixa, sem a possibilidade de movimentação da conta pela organizada ou pelo Corinthians. Ainda não há uma chave Pix oficial para a vaquinha. Nos meses anteriores, golpistas lançaram uma falsa vaquinha nas redes sociais.
A dívida do Corinthians com o banco estatal gira em torno de R$ 700 milhões. O débito se refere aos juros do financiamento de R$ 400 milhões feito no BNDES, por intermédio da Caixa, para a construção da Neo Química Arena, no início da última década.