O Corinthians, enfim, pôde respirar na briga contra o rebaixamento no Brasileirão. A partir desta quarta-feira, porém, a disputa de meses pela sobrevivência agora pode se transformar em outra, na parte de cima da tabela, com o sonho de uma vaga na Conmebol Libertadores de 2025. O desejo passa pela vitória sobre o Cruzeiro, em jogo marcado para as 11h (de Brasília) desta quarta-feira, na Neo Química Arena. Com 41 pontos, quatro acima da zona da degola, o Timão ocupa a 11ª posição e está a seis da Raposa, que deve poupar titulares com o objetivo de preservar seus principais nomes para a final da Sul-Americana, marcada para sábado, contra o Racing, no Paraguai.
A vitória aproxima o Timão dos mineiros, que podem abrir mais uma vaga para a Libertadores em caso de título no fim de semana. Atualmente, sete vagas estão confirmadas via Brasileirão. A final da Libertadores deste ano entre Botafogo e Atlético-MG ainda pode acrescentar uma nona vaga no Brasileirão, o que poderia facilitar o caminho do Corinthians para a principal competição sul-americana em 2025 e, de quebra, dar uma vaga na Copa do Brasil.
O confronto diante do Cruzeiro é só a primeira de três "finais" que a equipe terá em Itaquera com o objetivo de terminar o Brasileirão em alta. O Corinthians ainda encara o Vasco, nono colocado com 43 pontos, e o Bahia, oitavo com 46, dentro de casa. Vitórias, portanto, são fundamentais para a equipe de Ramón Díaz seguir em crescimento para poder transformar o sonho da Libertadores em algo palpável para as rodadas finais.
Sobre a briga contra o rebaixamento, o Timão está muito próximo de assegurar a permanência. Segundo o Espião Estatístico, a equipe tem 98,77% de chances de ficar na elite do futebol nacional a partir dos resultados acumulados depois de 33 rodadas. Ou seja, um resultado positivo nesta quarta-feira pode fazer o clube virar a chave de vez e o olhar para a parte de cima da tabela ser fixado até o fim da temporada.