Contratado do Flamengo no início do ano a peso de ouro e sob olhar de desconfiança do torcedor, Matheuzinho conseguiu dar a volta por cima até conquistar a posição de titular da lateral direita do Corinthians desbancando o experiente Fagner. Mas o processo entre vencer as dúvidas em relação ao seu potencial até a consolidação como um dos principais jogadores do time no atual estágio da temporada precisou da ajuda de um profissional especializado em saúde mental.
Matheuzinho, além do trabalho físico e nutricional, tem um preparador mental que o auxilia nas demandas que a vida como jogador de futebol acabam levando para o extracampo. O equilíbrio entre as "duas vidas" é a chave para o sucesso do jogador no Corinthians. A técnica utilizada pelo jogador chama-se "CCC", sigla para Central de Comando e Controle. O plano consiste em algumas regras para a tomada de decisões, seja dentro de campo ou na vida pessoal. O responsável pela mentoria é Lulinha Tavares, profissional conhecido do mudo do futebol e que há 15 anos oferece serviços voltados para a preparação mental de atletas de alto rendimento.
– A preparação de um atleta de elite vai muito além do campo. Existe uma verdadeira rede de apoio inter e multidisciplinar, com profissionais altamente qualificados para suporte necessário para ele exercer sua atividade profissional no mais alto índice de exigência e crescer na carreira. Nós fomos contratados há dois anos para desenvolver um trabalho mental, que vai além do atleta. Trabalhamos também o aspecto familiar. Oferecemos treinamento e tratamento, da mesma forma que um atleta treina sua musculatura e depois ele a trata para desenvolver e chegar no dia do jogo e estar pleno para poder desempenhar bem a sua função, evitar lesões, etc.
– É a mesma coisa, é isso que nós estamos desenvolvendo com o Matheus ao longo desses anos. Nós trabalhamos aquilo que nós chamamos de CCC, que é a Central de Comando e Controle, onde o atleta precisa ter consciência, competência e consistência nas suas tomadas de decisão. E a tomada de decisão é a nova fronteira de desenvolvimento dos atletas desse novo século – explica Lulinha Tavares. O processo de amadurecimento do lateral também inclui estudos táticos e técnicos: Matheuzinho possui uma equipe de analistas de desempenho e trabalha para aprimoramento tático, principalmente no posicionamento defensivo.
O jogador fez uma autoanálise que precisava melhorar o fundamento. No início do ano, o jogador decidiu que passaria a usar Matheus França como assinatura. No entanto, acabou voltando atrás na ideia e readotou o nome no diminutivo. Matheuzinho chegou ao Corinthians em fevereiro deste ano depois de uma longa novela em torno da sua contratação. O lateral chegou a treinar com o elenco em janeiro, voltou ao Flamengo e depois retornou ao Timão depois de idas e vindas do acordo entre os clubes. O lateral custou 4 milhões de euros (cerca de R$ 21,3 milhões na cotação atual) por 60% dos direitos econômicos e assinou contrato até o fim de 2028. O Timão, aliás, atrasou o pagamento ao Flamengo e acabou sendo acionado na Justiça. Em 2024, Matheuzinho soma 46 jogos pelo Corinthians, sendo 27 deles como titular, dois gols marcados e uma assistência.