O clima de provocação entre Corinthians e Palmeiras começou muito antes de a bola rolar na Neo Química Arena, nesta segunda-feira, 4. O tradicional copo do jogo para o dérbi traz a imagem do jogador Edílson fazendo embaixadinhas na final do Campeonato Paulista de 1999. O item é vendido por R$ 20 e pode ser adquirido tanto no cartão quanto no pix. O Palmeiras tinha acabado de conquistar a Libertadores e o clima já era de provocação pela possível festa alviverde. Como havia vencido o primeiro jogo da final do Paulistão por 3 a 0, o Corinthians podia empatar para levantar a taça do Estadual naquele 20 de junho de 1999.
No Morumbi, Marcelinho abriu o placar, mas o Corinthians viu Evair marcar duas vezes e virar para o Verdão. Edílson empatou aos 28 minutos do segundo tempo e então aproveitou para criar o lance que ficou marcado na história. Aos 31 minutos, ele recebeu a bola na lateral, começou a fazer embaixadinhas e dominou a bola no pescoço, na imagem icônica reproduzida agora no copo do dérbi desta noite. Segundos depois de começar as embaixadinhas, Edílson foi agredido pelo lateral esquerdo Júnior, seguido pelo atacante Paulo Nunes, o que deu início a uma briga generalizada que ficou marcada na história do dérbi.
O jogo deu ao Corinthians o título paulista, mas foi encerrado depois dos 30 minutos do segundo tempo, após confusão generalizada entre os jogadores de Corinthians e Palmeiras. Para o jogo desta noite, às 20h, apesar da chuva que castiga a capital paulista durante todo o dia, o clima deve ser tão quente quanto na decisão do Paulistão de 1999.