O Corinthians conquistou três importantes pontos na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. A vitória sobre o Cuiabá por 1 a 0 , fora de casa, na última segunda-feira tirou a equipe das quatro últimas posições e aliviou a pressão na disputa para evitar a queda para a Série B. Neste momento, o Timão tem 35 pontos em 31 jogos e ocupa a 15ª colocação. Até aqui, o Timão venceu apenas oito vezes, empatou 11 jogos e foi derrotado em 12 oportunidades. O aproveitamento é de somente 37% dos pontos.
De acordo com projeção do ge , e levando em consideração as últimas edições do Brasileirão, o Timão ainda precisa somar mais oito pontos (e chegar aos 43 pontos) para alcançar uma margem considerada como de segurança na luta contra a degola. Ou seja, em uma conta simples o Corinthians precisa vencer três dos sete jogos restantes para garantir a permanência na Série A. Ou duas vitórias e dois empates.
Na temporada passada, também em disputa contra a queda, o Corinthians conseguiu se garantir na Série A apenas nas rodadas finais. O Timão terminou o campeonato com 50 pontos, na 13ª colocação. O primeiro time fora do grupo dos quatro piores foi o Bahia, com 44 pontos. O Santos, com 43, abriu a lista de rebaixados para a Série B de 2024. Goiás (38 pontos), Coritiba (30) e América-MG (24) completaram a lista.
Em projeção feita pelo Espião Estatístico , do ge , o número mágico encontrado após 10 mil simulações para cada partida a ser disputada foi de 50 pontos. Em 100% das vezes, os times com esse número se salvaram. Porém, o percentual de chance de permanência varia na faixa de 34 a 50 pontos. De 45 pontos para cima, as chances de ficar na Série A são acima de 90%.
Desde 2006 - atual formato dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro - , a média de pontos do 16º colocado (primeiro time fora do Z4) foi de 43 pontos.
Veja abaixo os adversários do Corinthians até a 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro 2024. 32ª rodada - Palmeiras (casa) 33ª rodada - Vitória (fora) 34ª rodada - Cruzeiro (casa) 35ª rodada - Vasco (casa) 36ª rodada - Criciúma (fora) 37ª rodada - Bahia (casa) 38ª rodada - Grêmio (fora)