Memphis se lamenta no jogo com o Racing (Foto: Miguel Schincariol/AFP) O Corinthians saiu atrás do placar na noite desta quinta-feira, 24, conseguindo uma improvável virada ainda no primeiro tempo com o brilho de Yuri Alberto, mas cedeu o empate e saiu frustrado da Neo Química Arena no primeiro jogo da semifinal da Copa Sul-Americana.
Com o 2 a 2 diante do Racing, em casa, o Timão vai precisar vencer a partida de volta para classificar à final do torneio continental. Novo empate leva a decisão para os pênaltis. As duas equipes voltam a se encontrar na próxima quinta-feira, 31, no estádio El Cilindro, em Avellaneda, na Argentina, às 21h30.
O jogo começou em ritmo frenético. Logo aos 5 minutos, Salas se aproveitou de uma falha defensiva do Corinthians e, com um toque por cobertura, abriu o placar para o Racing. A pressão inicial desestabilizou os donos da casa, mas Memphis Depay surgiu para tranquilizar a equipe.
Aos 11 minutos, ele driblou a marcação na entrada da área e encontrou Yuri Alberto livre para empatar a partida. Aos 18 minutos, Memphis quase contribuiu com sua segunda assistência, mas o goleiro Arias fez uma defesa espetacular após cabeçada de André Ramalho. Em seguida, a chuva intensificou-se em Itaquera, encharcando o gramado da Neo Química Arena, que aos poucos começou a acumular poças d'água.
Mesmo assim, Yuri Alberto, em uma jogada aparentemente sem grande perigo, recebeu pela esquerda, cortou para o meio e disparou um chute de fora da área. Sem chances para Arias, o Corinthians virou o placar aos 32 minutos. O segundo tempo recomeçou com o Racing em cima. E os argentinos foram recompensados aos 8 minutos, quando Martinera saiu costurando a defesa alvinegra, tabelou com Almendra e chutou sem defesa para Hugo Souza.
O que se viu depois do empate argentino foi um jogo picado, sem chances claras de gol. O Racing passou a se defender para garantir o resultado e poder decidir em casa. No fim, o Corinthians ensaiou uma pressão, com Romero perdendo gol na pequena área, e viu Alex Santana parar no goleiro Arias já nos acréscimos e Memphis chutar uma bola que passou raspando a trave argentina. Eram esperadas aproximadamente 2.500 pessoas no setor reservado aos visitantes. Mas os torcedores do Racing, em sua grande maioria, só chegaram à Neo Química Arena com o jogo em andamento.
E só conseguiram acessar os lugares reservados a eles após os 20 minutos do primeiro tempo. Agora o Corinthians volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro, onde luta para escapar da Série B. O Timão volta a campo na próxima segunda-feira, 28, quando enfrenta o Cuiabá, fora de casa, às 18h.