O Corinthians terá no máximo mais 11 partidas a disputar em 2024 na tentativa de mudar o cenário de uma temporada com inúmeros problemas dentro e fora de campo. Memphis Depay, de volta ao time depois de ser ausência na Copa do Brasil, é peça-chave na busca por encerrar um incômodo jejum. O principal objetivo do ano é evitar o rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro. Serão oito rodadas para buscar pelo menos 11 pontos e atingir o número considerado seguro para a manutenção na elite do futebol brasileiro. Memphis Depay é tratado como grande trunfo do Corinthians para cumprir o objetivo. Com a eliminação na Copa do Brasil, o atacante agora poderá atuar em todos os jogos do clube na temporada. O holandês não havia sido inscrito a tempo de disputar a competição mata-mata, e por isso não participou das semifinais contra o Flamengo.
Em cinco jogos com a camisa do Timão, Memphis tem um gol marcado e duas assistências. Foram quatro partidas disputadas no Brasileirão e uma na Copa Sul-Americana. O torneio continental, aliás, é a chance do Corinthians de encerrar o ano com um título e colocar um fim no jejum de cinco temporadas sem conquistas. Além disso, o clube garantiria vaga na Conmebol Libertadores de 2025 e automaticamente na Copa do Brasil. A evolução física de Memphis anima a comissão técnica para transformá-lo em protagonista dos jogos decisivos em que o Corinthians terá pela frente.
Sem exceção, todos os confrontos até o fim do ano serão tratados com o mesmo peso, já que possuem importância esportiva e financeira para o clube a longo prazo. Memphis foi apresentado pelo Corinthians em 11 de setembro. Estima-se, de acordo com o que o ge apurou, que o jogador perdeu cerca de cinco quilos desde então e tem chamado atenção pela dedicação e pela forma como tem buscado corresponder ao apoio que tem recebido dentro e fora de campo.