O Corinthians foi eliminado na semifinal da Copa do Brasil, perdendo a chance de conquistar o troféu deste torneio. Além disso, o time agora enfrenta o risco de não participar da edição de 2025. Isso ocorre devido à sua incapacidade de garantir a classificação através do Campeonato Paulista, o que o obriga a buscar a conquista de uma competição mata-mata ou um bom desempenho no Brasileirão.
A classificação para a Copa do Brasil 2025 através do Brasileirão é praticamente inexistente, uma vez que o Corinthians está lutando contra o rebaixamento. Atualmente, o time está na 17ª posição, com 32 pontos, enquanto o 6º colocado possui 49 pontos. Restam 24 pontos a serem disputados até o final do campeonato, o que torna a situação ainda mais desafiadora para o Corinthians.
A alternativa mais viável para o Corinthians participar da Copa do Brasil no próximo ano é vencendo a Copa Sul-Americana. O time paulista enfrenta o Racing, da Argentina, na Neo Química Arena, pelo jogo de ida da semifinal. A vitória nesta competição representaria a oportunidade de garantir presença na Copa do Brasil.
Em dezembro de 2022, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou mudanças nos critérios de classificação para a Copa do Brasil a partir de 2024. O novo regulamento excluiu o Ranking Nacional de Clubes (RNC) como parâmetro, substituindo-o pelos torneios Estaduais. Esta decisão visa fortalecer as federações diante do descontentamento dos clubes com os Estaduais, devido ao calendário sobrecarregado.
Doze clubes têm direito a entrar na terceira fase da Copa do Brasil, incluindo os representantes do país na Copa Libertadores e os campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde e Série B. No caso do Campeonato Paulista, os times classificados são: Palmeiras (campeão), Santos (vice-campeão), Red Bull Bragantino (3º colocado), Novorizontino (4º colocado), São Paulo (5º colocado), e Votuporanguense (vice-campeão da Copa Paulista).
Caso o Santos ou Novorizontino vençam a Série B, é provável que mais uma vaga seja aberta a um time paulista na Copa do Brasil, possivelmente para o São Bernardo, 6º colocado. No entanto, o Corinthians ficou apenas na décima posição na classificação geral.