O Superior Tribunal de Justiça Desportiva concedeu efeito suspensivo, no último sábado, a Alcaraz, do Flamengo, e a Cacá e Yuri Alberto, do Corinthians. A decisão foi proferida por Marco Aurélio de Lima Choy, auditor do Pleno do STJD. Com isso, o trio está liberado para jogar até o julgamento em segunda instância, que ainda não tem data para ocorrer. Fabinho Soldado, também punido pelas confusões em Corinthians x Flamengo, recebeu efeito suspensivo do STJD. Todos estavam aptos para jogarem a semifinal da Copa do Brasil neste domingo, às 16h (de Brasília), já que as punições eram restritas ao Campeonato Brasileiro.
Alcaraz e Yuri Alberto foram denunciados por agressão, enquadrados no artigo 254-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata sobre "praticar agressão física durante a partida, prova ou equivalente". Alcaraz foi punido com quatro jogos de suspensão por "desferir dolosamente soco, cotovelada, cabeçada ou golpes similares em outrem, de forma contundente ou assumindo o risco de causar dano ou lesão ao atingido". Já Yuri Alberto, por "desferir chutes ou pontapés, desvinculados da disputa de jogo, de forma contundente ou assumindo o risco de causar dano ou lesão ao atingido", foi punido com dois jogos de suspensão por maioria de votos.
Cacá, que segurou o pescoço de Alcaraz durante a confusão, antes de ser atingido pelo soco, foi enquadrado no artigo 250, que fala em praticar ato desleal ou hostil, e foi punido com duas partidas de suspensão por "empurrar acintosamente o companheiro ou adversário, fora da disputa da jogada". O zagueiro do Corinthians acabou punido com duas partidas de suspensão.