A rivalidade que estará presente nas arquibancadas da Neo Química Arena na tarde deste domingo, a partir das 16h, já é vivenciada pela família Zanaratto há quatro décadas. É que os irmãos gêmeos Matheus e Marcus, de 47 anos, são torcedores de Corinthians e Flamengo, respectivamente, desde a infância em Ribeirão Preto (SP). Influenciadas pelo pai, corintiano fanático, mas simpatizante do Rubro-Negro, cada uma das crianças optou por um lado. Os jogos do Timão eram acompanhados pelo rádio. Matheus ficou com o Corinthians. - Meus ídolos de infância eram Sócrates e Casagrande, depois o Neto e Ronaldo (goleiro). Marcus, fã de Zico, foi para o Flamengo. – Eu cresci com o Zico sendo o melhor jogador do Brasil, camisa 10, Seleção Brasileira e com o Flamengo campeão do mundo. Meu pai também gostava e comprou uma camisa do Mengão quando eu tinha entre cinco e seis anos de idade. – relembrou. Rivalidade sadia Um dos duelos que mais marcaram os irmãos foi em 1984, pelo Campeonato Brasileiro. No jogo de ida, o Flamengo venceu o Corinthians por 2 a 0. Na volta, em São Paulo, o Alvinegro goleou por 4 a 1, para desespero de Marcus, que precisou ser levado para o hospital. – Tínhamos de cinco para seis anos. Meu irmão ficou tão nervoso, que minha mãe precisou levá-lo para o um hospital da cidade, para fazer eletrocardiograma. Nós ficávamos muito nervosos e ansiosos para os jogos – afirmou. Matheus.
Com o passar dos anos no entanto, o nervosismo em dias de Corinthians x Flamengo foi diminuindo, mas sempre há espaço para brincadeiras. Apesar de um deles quase parar no hospital, a rivalidade em casa sempre foi sadia. - Nunca fizemos aposta, mas já brincamos dando palpites do resultado do jogo – disse o corintiano. Quem vai para final? O duelo de volta pela Copa do Brasil deste ano, após vitória carioca por 1 a 0 na ida, no Maracanã, coloca frente a frente duas equipes em momentos distintos. Enquanto o Corinthians briga contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o Flamengo está se adaptando à troca de comando técnico, mas na parte de cima da tabela. Tite foi demitido no final de setembro e deu lugar para o ex-lateral-esquerdo Filipe Luís. Os irmãos estão confiantes em seus times na disputa do mata-matas. Enquanto o corintiano Matheus se apega na evolução do elenco, o flamenguista Marcus confia na troca de treinador para que o Flamengo avance à final. – Estou muito animado. Apesar de o Depay não poder jogar o campeonato porque não está inscrito, vejo a equipe ganhando corpo. Creio que vai ser 2 a 0 para o Corinthians – afirmou Matheus.
No histórico de 153 confrontos entre os clubes, o Urubu leva a melhor com 64 vitórias contra 53 do Timão, além de 33 empates. Amor alvinegro Apesar de uma torcida diferente em âmbito nacional, uma paixão em comum ainda consegue unir os gêmeos no futebol: o Comercial, time que atualmente disputa a Série A3 do Campeonato Paulista. A paixão pelo Alvinegro de Ribeirão Preto foi passada pela avó paterna, que acompanhava as partidas pelas ondas do rádio. – Lembro de chegar na casa da minha avó e ver ela com o rádio ligado, que tinha o escudo do Comercial colado. O Bafo é o meu time do coração, até o final, independente da divisão que esteja – destacou Marcus. *Sob supervisão de Vinícius Alves