19/10/2024 16:43

Caixa estuda desconto na dívida do estádio do Corinthians

Caixa estuda desconto na dívida do estádio do Corinthians

A Caixa Econômica Federal não descarta a possibilidade de dar um desconto para o Corinthians na quitação do financiamento da Neo Química Arena caso o projeto para arrecadar fundos elaborado pela torcida, que teve protocolo de intenções assinado na última sexta-feira, seja um sucesso. Durante a cerimônia que contou com o presidente Augusto Melo e integrantes dos Gaviões da Fiel, principal organizada do Timão, Carlos Antônio Vieira Fagundes, presidente da Caixa, admitiu a possibilidade de uma redução no valor total a ser recebido pela instituição bancária. Carlos Vieira fez questão de destacar que esta é uma negociação bancária como diversas outras praticadas no mercado e que em situações semelhantes, quando o devedor apresenta condições de realizar um pagamento de um montante considerável da dívida à vista, é natural que haja um abatimento do valor total. – Quando o banco recebe antecipado, significa que temos a possibilidade de dar uma série de oportunidades, por isso afirmamos que vamos estudar a possibilidade de uma redução desse valor, a partir do sucesso obtido na campanha, que tenho certeza que será exitosa.

Neo Química Arena vai receber Corinthians x Fortaleza — Foto: Bruno Cassucci
Foto: Bruno Cassucci

Posteriormente, ao ser questionado sobre a natureza da provisão que a dívida do Corinthians com a Caixa tem dentro da instituição, o presidente do banco voltou a falar sobre a possibilidade renegociação e foi mais direto ao dizer que haverá desconto e que não se trata de uma dívida que não será paga, já que o Corinthians vem arcando com o que foi acordado. – Nós vamos dar um desconto. Isso tem que entrar na conta – disse o presidente da Caixa. – Essa dívida está num rol de provisões normais, não chegou no H ainda, que é um tipo de dívida que não se paga, que não é o caso do Corinthians que está pagando suas dívidas – completou Vieira.

Neo Química Arena receberá Corinthians x Fortaleza nesta terça-feira — Foto: Marcos Ribolli
Foto: Marcos Ribolli

O Corinthians assinou o protocolo de intenções como um apoiador do projeto, mas não fará qualquer tipo de aporte financeiro na conta que será lançada e continuará realizando o pagamento das parcelas previstas em seu acordo com o banco. Neste ano, o compromisso do Corinthians com a Caixa é do pagamento de quatro parcelas trimestrais, que variam de acordo com a taxa de juros praticada no país. A expectativa é de que o clube tenha que desembolsar em torno de R$ 80 milhões para a amortização de juros.

Dessa forma, o clube ajudará na publicidade da campanha, fazendo-a chegar ao maior número de torcedores possíveis. O presidente Augusto Melo garantiu que, como pessoa física, será um dos primeiros a contribuir com um depósito na conta. – Eu, como presidente, quero ser um dos primeiros a fazer o pix – garantiu, com risadas, Augusto Melo.

A grande esperança do Corinthians no sucesso da campanha é justamente arrecadar um valor pelo menos próximo da dívida atual, que gira em torno de R$ 710,1 milhões, de acordo com o último balanço referente ao primeiro semestre. Assim, terá um poder de barganha maior ao sentar a mesa de negociações com a Caixa, pensando num desconto no valor total da dívida.

Sobre a transparência da operação, ou seja, quanto os torcedores de fato estarão arrecadando durante o projeto, a diretoria corintiana, por meio de seu diretor jurídico Vinicius Cascone, garantiu que fará de tudo para dar publicidade aos valores depositados. – Estamos discutindo internamente de como dar visibilidade dos valores arrecadados, é claro que a torcida vai ter conhecimento de cada centavo que cair na conta, o Corinthians tem todo interesse em dar essa transparência para a torcida e demonstrar o engajamento da campanha - afirmou Cascone.

A intenção da maior torcida organizada do Corinthians é promover uma espécie de vaquinha entre os corintianos interessados em ajudar o clube a pagar a dívida do estádio. Na avaliação do grupo, a base de 35 milhões de torcedores seria capaz de ajudar o clube a chegar próximo ou até quitar o valor total devido pelo financiamento. A ideia inicial seria em ter uma chave PIX para que as doações fossem creditadas a uma conta com fim específico ao pagamento da dívida do clube junto a Caixa. Por isso, o objetivo era ter a chancela do banco para que o dinheiro caia diretamente na conta indicada pela estatal, sem qualquer participação ou envolvimento de terceiros na transação. Importante destacar que ninguém terá acesso aos valores depositados nesta conta para qualquer outro fim que não seja o pagamento da dívida com a Caixa, referente à Neo Química Arena, com destacou o diretor jurídico do Timão. – Importante deixar claro que esta é uma iniciativa da torcida, a qual o Corinthians está apoiando, então nos vamos criar mecanismos junto a caixa para que todos os depósitos tenham um destino exclusivo para pagamento da dívida, então ninguém poderá mexer nos valores da conta a não ser quando for para fazer a quitação da arena, nem Corinthians , nem diretoria, nem torcida terá acesso a retiradas da conta, enquanto não resolver a quitação. Por isso a conta é exclusiva e tem essa destinação específica – garantiu Cascone.



VEJA TAMBÉM
- CORINTHIANS DEMONSTRA INTERESSE! Martirena, destaque do Racing, está na mira para reforçar a lateral!
- CORINTHIANS EM BUSCA DA LIBERTADORES! Duelo decisivo contra o Vasco agita a Neo Química Arena!
- IMPASSE ENTRE MENGÃO E TIMÃO! Corinthians busca solução para fechar compra de Hugo Souza e evitar nova novela!









336 visitas - Fonte: -

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade

Brasileiro

Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
X
Corinthians
Vasco Da Gama

Brasileiro

Qua - 11:00 - Neo Química Arena
2 X 1
Corinthians
Cruzeiro
publicidade
publicidade
publicidade