O técnico Ramón Díaz fez sua análise do descuido do Corinthians no primeiro tempo contra o Athletico-PR , quando o time não conseguiu administrar uma vantagem de dois gols. Apesar do susto, o comandante valorizou a melhora dos atletas no segundo tempo, quando a equipe fez três gols e sacramentou a vitória por 5 a 2. "Precisamos entender que o adversário também joga, precisamos ficar atentos, concentrados a todo momento. Precisamos sair da zona de rebaixamento. Gostei da equipe no segundo tempo, time foi ligado, fomos mais pulsantes. Isso por conta da qualidade que temos, os nossos gols mostram isso. Temos jogadores importantes, que resolvem. Mas em linhas gerais o time respondeu. No primeiro tempo não demos nosso melhor, mas temos que parabenizar o Athletico-PR, nos atacou, provocou. Ao final, vimos a torcida muito feliz, os jogadores também, temos que continuar com essa mentalidade para sair dessa situação", comentou Ramón em entrevista coletiva.
O auxiliar Emiliano Díaz também falou sobre a desatenção da equipe, mas ponderou ressaltando a força do Campeonato Brasileiro. O profissional também deixou claro que esse jogo vinha sendo tratado internamente como uma "final". "O rival também joga. E quando você está com a guarda abaixada, desconectado, no Brasileirão não se perdoa. É o torneio mais difícil do mundo. Não gostamos de falar da intimidade, mas falamos um pouco de tudo lá dentro no intervalo. É um grupo que responde nos momentos difíceis. É difícil virar jogo aqui no Brasileirão. O grupo respondeu, vamos trabalhar para não abaixar a guarda mais. Parabenizamos o grupo pois, apesar dos erros, respondeu e virou o jogo, jogando do jeito que gostamos", disse. "Esse foi um jogo de muitas emoções. Não esperávamos tomar dois gols como tomamos, mas hoje era uma final para nós. Sempre falamos isso. Hoje era o jogo mais importante", complementou.
O Corinthians começou a partida com tudo, com gols de Matheuzinho e Cacá antes dos 20 minutos iniciais. Porém, após queda de concentração dos jogadores, o Furacão empatou com tentos de Nikão e Erick. Na segunda etapa, o Timão deu a volta por cima e sacramentou o triunfo. Memphis marcou bonito gol de falta, seguido por tentos de Garro e Yuri Alberto, para delírio dos quase 45 mil corintianos presentes na Arena. O próximo jogo do Corinthians será contra o Flamengo, no domingo, pela volta da semifinal da Copa do Brasil. Pelo Brasileirão, o time volta a entrar em campo no dia 28 deste mês (segunda-feira), diante do Cuiabá, fora de casa.
Importância de Memphis (Ramón) "Para nós é um jogador importante. Tem hierarquia, qualidade, nos deu esse gol que vai ser visto em todo o mundo. Tem qualidade, é um grande personagem. Agradecemos a ele e a todo o grupo. Cada dia estamos melhorando mais, o jogo, a tenência. Esse triunfo foi muito importante animicamente".
Mudança de esquema tático, com Romero, Memphis e Yuri Alberto juntos (Emiliano) "Não podemos fixar apenas um sistema, temos elenco que oferece variações, depende do grupo. Nunca fixamos apenas um sistema. Podemos usar os três juntos, trabalhamos esse esquema previamente. O grupo sabe o que tem que fazer e isso é o mais importante."
Problemas defensivos (Ramón) "Creio que estamos aqui para corrigir erros. Há momentos que o rival te supera, e temos que saber defender. Nesse nosso trabalho tratamos de trabalhar ofensivamente. Temos a obrigação de ganhar e sacar os pontos, temos que trabalhar no ataque. Temos que corrigir erros de bola parada, também. Mas é parte do nosso trabalho, da equipe. O time está respondendo, Garro está muito bem, para jogar nessa instância é muito difícil. Trabalhamos para a equipe funcionar e resolver os jogos."
Importância dos laterais (Ramón) "Creio que nossa missão era que os laterais abrissem muito campo. E isso é difícil,pois batiam com os laterais deles. Mas tiveram presença de jogo, no tático, responderam bem. precisam corrigir alguns erros de participação, mas gostei. Estão respondendo ao que pedimos taticamente. São fundamentais no ataque, gosto muito. Estamos contentes com os laterais que temos."