Yuri Alberto voltou a sorrir. Depois de encarar vaias e críticas por gols perdidos e erros primários, o atacante reassumiu um papel de protagonista no Corinthians graças a uma mudança promovida pelo técnico Ramón Díaz, responsável por ajudar a “salvar” o camisa 9 em meio à recuperação do time em 2024. Dois fatores ajudam a explicar como Yuri Alberto se recuperou no time com quatro participações em gols (três assistências e um gol) nos últimos quatro jogos: alteração no posicionamento e recondicionamento físico após uma cirurgia para retirada da vesícula biliar.
O próprio Yuri Alberto comentou o efeito Ramón Díaz na evolução de seu futebol e no resgate dentro do clube. O camisa 9, que admitiu na terça-feira passada que pensou em deixar o Corinthians no meio do ano , atualmente é ovacionado pelo torcedor em Itaquera. – Desde que o Ramón chegou, tenho jogado como segundo atacante. Isso é bom porque dá muita liberdade. Com António (Oliveira, ex-técnico do Corinthians ), jogavam eu e Pedro Raul, ficava mais solto, atacando a profundidade – comentou o camisa 9. – Tenho aproveitado bem esse entrosamento com o Romero. No lance do gol, vi que estávamos formando o contra-ataque, vim para abrir espaço, quando dominei, sabia que ele estava só. Esse entrosamento será importante para tirar o Corinthians desta situação – acrescentou.
Yuri Alberto e Romero se potencializaram como dupla de ataque nas últimas semanas. O camisa 9 se tornou um “garçom de luxo” do paraguaio e enxerga a evolução física como um fator preponderante para o crescimento neste momento da temporada. – Eu voltei, mas voltei muito cru, quase sem treino de força. Agora estou retornando, encontrando melhor fase física, fazendo treino de força – disse o artilheiro do Timão na temporada.
Com 17 gols no ano, Yuri Alberto está a apenas dois de alcançar a temporada mais goleadora da carreira, ocorrida em 2021, pelo Internacional. O objetivo é ultrapassar o próprio ápice. – Tenho a meta de fazer a melhor temporada da carreira no Corinthians , já poderia ter alcançado faz tempo, mas Deus tem me preparado para alcançar isso na reta final da temporada – filosofou Yuri Alberto, que, no entanto, não faz disso uma obsessão. – Só quero ajudar com gols, assistências, ajudando dentro de campo – encerrou o atacante, agora em alta com os torcedores e embalado no ataque do Timão.