Memphis Depay tem menos de dez dias no Brasil e nesse curto período aprendeu poucas palavras em português, suficientes para formular apenas saudações simples, como "bom dia" ou "vai, Corinthians". Nem por isso o idioma é um impeditivo para o jogador holandês se entrosar com jogadores e funcionários do Corinthians. Na quinta-feira, Memphis apareceu sorridente, brincando com os companheiros durante o período em que o treino da equipe foi aberto à imprensa. Embora tenha vivido na Espanha, onde defendeu Barcelona e Atlético de Madrid, Memphis Depay não tem domínio do espanhol. Isso poderia ser um facilitador para o atleta, já que o elenco alvinegro tem atualmente uma comissão técnica argentina e seis jogadores que têm o castelhano como primeira língua.
Fluente em inglês, Memphis Depay naturalmente se aproximou dos jogadores do Corinthians que falam o idioma. Os principais são Talles Magno e José Martínez, que jogavam nos Estados Unidos até meses atrás; Igor Coronado, que na adolescência viveu na Inglaterra; e André Ramalho, que passou a maior parte da carreira na Europa e ficou três anos no PSV, clube holandês no qual Memphis iniciou a carreira. – Estive cinco anos nos EUA e pude aprender inglês. Como viram, falei em inglês com Memphis e também dei indicações em inglês. Às vezes me confundo aqui, falo em inglês, espanhol... Mas é questão de tempo para me acostumar (risos). Importante é falar na partida e ajudá-lo, isso será mais importante – contou José Martínez, que estava no Philadelphia Union desde 2020.
Nesta semana, o holandês apareceu dizendo breves palavras em português num vídeo enviado para uma criança de sete anos que faz tratamento contra leucemia. Agora a expectativa é de que Memphis Depay se comunique da forma que melhor entende: com a bola nos pés. A estreia dele está prevista para sábado, na partida entre Corinthians e Atlético-GO, às 16h (de Brasília), na Neo Química Arena.