18/9/2024 09:07

Corinthians busca estratégia jurídica para proteção financeira e renegociação de dívidas

Corinthians busca estratégia jurídica para proteção financeira e renegociação de dívidas

O Corinthians vai à Justiça disposto a abrir uma ação cautelar com pedido de liminar. O clube deve dar entrada na documentação nesta quarta-feira, conforme apuração da Gazeta Esportiva . A partir disso, um juiz, sem prazo determinado, vai avaliar e decidir se aceita ou rejeita o pedido corintiano. O objetivo da ação é blindar as contas bancárias do clube. Uma eventual aceitação da Justiça vai acarretar em suspensão das execuções de cobrança e de bloqueios de receita por 60 dias, período que o Corinthians pretende usar para negociar com seus credores as dívidas do âmbito civil e trabalhista que têm vencimento em curto prazo, ou seja, que devem ser honradas em até, aproximadamente, quatro meses, e que hoje, somadas, representam cerca de R$ 200 milhões. A diretoria corintiana entende que os bloqueios e as execuções de dívidas têm travado o caixa do clube e impedido qualquer plano para pagamentos. Este é o principal argumento para a decisão de entrar com a ação cautelar, uma medida que tem poder para dar fôlego ao caixa e tempo aos dirigentes.

Caso a solicitação seja aceita pelo juiz, o Corinthians, após o período de 60 dias e de todas as negociações feitas nele, deverá fazer um aditamento indicando o rumo que pretende tomar. Isso pode implicar em uma tentativa de Recuperação Judicial, ou de uma Recuperação Extrajudicial. Entretanto, não está descartado, também, a retomada das atividades normais, dependendo, principalmente, do andamento do plano de usar um fundo imobiliário para vender parte das cotas da Neo Química Arena ao mercado, projeto da gestão Duilio Monteiro Alves que foi estruturado pela KPMG e que, nas últimas semanas, foi resgatado pela atual diretoria. A reportagem apurou que o clube pretende explicar ao público, de maneira oficial, a intenção e os motivos da ação cautelar, junto a prazos, valores e credores. Essa satisfação está prevista para acontecer tão logo os documentos sejam protocolados e o pedido realizado.

Fred Luz, consultor executivo do Corinthians, contratado em julho por meio da empresa Alvarez & Marsal, é o principal entusiasta da ideia do clube assumir o risco e dar entrada no pedido de ação cautelar na Justiça. Internamente, Fred foi peça-chave para convencer dirigentes e acelerar departamentos para que o plano fosse colocado em ação. A Gazeta Esportiva apurou que a situação tem gerado desconfortos dentro do Parque São Jorge, pois, caso a ação cautelar seja aceita pela Justiça, a própria Alvarez & Marsal é quem ficará responsável pelas negociações com os credores e, por contrato, a empresa tem direito a porcentagens variáveis a cada sucesso com cada credor do Corinthians, individualmente, além de um ganho fixo, mensal.

O Conselho Deliberativo está atento aos passos da gestão. A reportagem apurou que Romeu Tuma Júnior, presidente do órgão fiscalizador, enviou um ofício à diretoria executiva e pode convocar os Conselheiros para uma reunião nos próximos dias a fim de discutir a decisão tomada pelo presidente Augusto Melo, feita sem qualquer consulta ao órgão. Há uma discussão sobre a necessidade da anuência do CD antes de uma ação que envolva um alto grau de risco ao clube, como é o caso do pedido de ação cautelar.

O pedido de ação cautelar na Justiça não vai abranger as dívidas do Corinthians com atletas, agentes e clubes de futebol. O Timão tem cerca de R$ 85 milhões registrados e julgados na CRND (Câmara Nacional de Resolução de Disputas) da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), todos referentes a disputas desportivas. Para resolver estas pendências, membros da diretoria corintiana se reuniram com os responsáveis pelo painel do tema, na CBF. O clube apresentou números, explicou a situação e ficou de preparar um plano de pagamento, que terá de ser apreciado por este painel da CBF.



VEJA TAMBÉM
- RECORDE PESSOAL! Yuri Alberto encaminha temporada mais goleadora apesar das críticas
- VAI GANHAR MINUTOS?! Bidon reassume titularidade e busca se consolidar com espaço no Corinthians.
- ESTREIA PRÓXIMA! Depay anima dentro e fora de campo e eleva expectativa no Corinthians









312 visitas - Fonte: -

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade

Brasileiro

Sb - 16:00 - Neo Química Arena -
X
Corinthians
Atletico Goianiense

Sudamericana

Ter - 21:30 - Governador Plácido Aderaldo Castelo
0 X 2
Fortaleza EC
Corinthians
publicidade
publicidade
publicidade