Nesta segunda-feira, a Federação Paulista de Futebol (FPF) homenageou as atletas dos times paulistas e membros da comissão técnica que garantiram a prata nas Olimpíadas de Paris. A entidade produziu uma medalha especialmente para a ocasião. Pelo lado do Corinthians, participaram Tamires, Yasmin, Duda Sampaio, Yaya, Gabi Portilho e Jheniffer, além da goleira da Ferroviária, Luciana. O técnico Arthur Elias, a coordenadora da Seleção Brasileira feminina, Cris Gambaré, o auxiliar técnico Rodrigo Iglesias, o analista de desempenho Cristian Lizana e os preparadores físicos Edson Alcântara e Marcelo Rosseti também foram contemplados. A atacante Gabi Portilho e o comandante Arthur Elias celebraram a homenagem e agradeceram pelo reconhecimento do futebol feminino.
"O futebol feminino está sendo reconhecido, e isso me deixa muito feliz. Eu sempre vou brigar pelo futebol feminino, pois nós sabemos da capacidade que nós temos, as atletas que nós temos. Se eu cheguei lá, muitas outras meninas também podem. Espero que a gente possa evoluir sempre, todas juntas", comentou Gabi. "É muito bom receber essa homenagem e o respeito que a Federação Paulista de Futebol sempre teve pelo futebol feminino. Grande parte do grupo que esteve em Paris teve um desenvolvimento da carreira em São Paulo, como foi meu caso como treinador, mas especialmente as jogadoras, que se desenvolveram muito pelo Campeonato Paulista e pelos clubes paulistas", afirmou Arthur Elias. "Tanto os clubes de São Paulo quanto a Federação Paulista têm parte importante nessa conquista a partir do momento em que foi a casa, foi o lugar em que houve este desenvolvimento e que inspira muitas meninas mais jovens a disputarem os campeonatos que a Federação Paulista faz, desde a base até o Paulista", completou.
Presente na cerimônia, o presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, destacou a evolução do futebol feminino paulista. "Quando iniciamos este projeto do futebol paulista feminino lá atrás, muitos não imaginavam que estaríamos aqui hoje, com as vice-campeãs olímpicas. Vices, com jeito de campeãs. Vocês fizeram muito mais do que eu podia sonhar. É por isso que nós todos da Federação Paulista de Futebol queremos reverenciar vocês e dizer a vocês: muito obrigado", disse. "Nós deixamos um sinal claro para as seleções ditas imbatíveis: elas que nos aguardem na Copa do Mundo de 2027. Deixamos um recado, mandamos a mensagem, vamos continuar crescendo, trabalhando e evoluindo", finalizou. Além da comissão técnica da seleção e atletas que representaram os clubes paulistas na competição, também serão homenageadas as árbitras e assistentes do quadro paulista que atuaram nos jogos do futebol feminino nas Olimpíadas, Edina Alves Batista, Neuza Back, Daiane Muniz e Fabrini Bevilaqua, em evento a ser realizado nos próximos dias.