O Corinthians jogará a vida na Copa do Brasil nesta quarta-feira, diante do Juventude. O Timão entra em campo diante de sua torcida com a difícil missão de buscar uma virada e garantir vaga nas semifinais da competição nacional pelo terceiro ano consecutivo. O Alvinegro paulista saiu em desvantagem no duelo de ida e perdeu por 2 a 1 no Alfredo Jaconi. Dessa forma, a equipe precisará superar o rival gaúcho por dois ou mais gols de diferença se quiser a classificação ainda no tempo normal. Já em caso de empate no placar agregado, a vaga será decidida nos pênaltis. O Corinthians vai atrás da virada contra o Juventude para, quem sabe, avançar às semifinais da Copa do Brasil pelo terceiro ano consecutivo.
O Timão tem mantido certa regularidade na competição desde 2022 e quer dar continuidade a esta sequência. Em 2022, por exemplo, o time alvinegro, ainda sob o comando de Vítor Pereira, chegou à semifinal da Copa do Brasil após passar pelo Atlético-GO. A equipe paulista também havia sido derrotada no jogo de ida, mas por 2 a 0, no Antônio Accioly, e também precisou buscar a virada na Neo Química Arena. E diante da Fiel Torcida, a história foi diferente. O time corintiano dominou o rival goiano e conseguiu a classificação com uma goleada de 4 a 1, tendo um recém-chegado Yuri Alberto como autor de três gols e assumindo o papel de protagonista de tal virada.
Naquele ano, o Corinthians ainda foi à final da Copa do Brasil, mas acabou saindo com o vice-campeonato ao perder para o Flamengo nas penalidades máximas, em uma decisão por pênaltis que assombra alguns corintianos até os dias de hoje. Já em 2023, o clube do Parque São Jorge mais uma vez precisou sofrer para avançar às semifinais do torneio nacional. Já sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, o Timão enfrentou o América-MG nas quartas e largou atrás no jogo de ida, perdendo por 1 a 0 na Arena Independência. Dessa forma, o elenco corintiano precisou correr atrás da virada novamente. Com a torcida presente em peso na Arena, o Corinthians venceu o Coelho por 3 a 2 no tempo normal, o que levou a decisão para os pênaltis. Cássio foi herói e pegou dois pênaltis para colocar o time nas semifinais.
No ano passado, contudo, a equipe alvinegra não conseguiu chegar à decisão novamente. Os comandados de Luxemburgo tiveram pela frente o São Paulo de Dorival Júnior e foram eliminados pelo rival, que posteriormente ergueria o título inédito da competição. Dessa forma, o Corinthians conta com um histórico recente de viradas em casa para avançar às semifinais da Copa do Brasil. Resta saber, agora, se tal retrospecto jogará ao lado do Timão e será suficiente para colocar a equipe nesta fase pelo terceiro ano consecutivo. Vale lembrar que, nesta temporada, o Alvinegro ainda não precisou buscar viradas em mata-matas. Nas quatro eliminatórias da Copa do Brasil e na única disputada até o momento na Sul-Americana, o time paulista saiu na frente e não precisou ir atrás de resultados.
Em busca da vaga nas semifinais pelo terceiro ano seguido, o Corinthians recebe o Juventude nesta quarta-feira. A bola rola a partir das 21h (de Brasília), na Neo Química Arena, em São Paulo (SP).