O volante Paulinho, ídolo do Corinthians, anunciou sua aposentadoria neste domingo (8) aos 36 anos. Em publicação nas redes sociais, o agora ex-jogador revelou a notícia em vídeo bastante emocionado. Jogadores do Corinthians celebram título histórico da Libertadores de 2012
É difícil. Sou um cara abençoado e privilegiado. Voei na minha carreira durante 30 anos que tive dentro do futebol, e aqui fica a minha gratidão por ter conquistado tudo que conquistei. Privilegiado de ter sido um multicampeão, ganhando títulos importantes, mas, acima de tudo isso, fui um grande homem e deixei um legado para o futebol - afirmou o atleta.
Revelado pelo Audax, Paulinho teve passagens pelo exterior e pelo Bragantino (na época ainda não Red Bull) antes de viver seu auge. Chegando ao Timão em 2010, rapidamente se tornou ídolo da torcida e viveu três anos de conquistas históricas: Brasileirão 2011, Libertadores e Mundial de Clubes em 2012, e Paulistão de 2013. O bom desempenho levou o paulista, ainda em setembro de 2011, à Seleção Brasileira, da qual seria titular por quase uma década. Participou de duas Copas do Mundo (2014 e 2018), e acumulou 56 jogos, contribuindo com 13 gols e nove assistências. Somado à história construída no Brasil, o meio-campista também viveu momentos especiais no futebol internacional e teve passagens por Barcelona e Tottenham, sendo elogiado pelo futebol demonstrado na Europa. No futebol asiático, passou cinco anos de sua carreira no Guangzhou Evergrande, da China, além de vestir a camisa do Al-Ahli em 2021. No ano seguinte, voltaria ao Corinthians, mas as seguidas lesões lhe impediram de ter uma nova passagem marcante. Seu último jogo profissional foi contra o Racing de Montevidéu, pela Sul-Americana, saindo do banco na vitória por 3 a 0.