O Corinthians terá dez dias sem jogos até o próximo compromisso, em 11 de setembro, contra o Juventude, no segundo e decisivo confronto das quartas de final da Copa do Brasil. A janela se deve aos jogos das seleções nacionais durante a Data Fifa. O período sem compromissos oficiais será o maior que Ramón Díaz terá para treinar o elenco desde a sua chegada ao Timão. A ausência de partidas é vista como um divisor de águas para o clube na reta final da temporada.
Com o objetivo traçado de deixar a zona de rebaixamento do Brasileirão, o Corinthians ainda terá as disputas de quartas de final da Copa do Brasil e da Conmebol Sul-Americana. Por isso, o período de descanso aliado a uma mini intertemporada é considerado importante para ajustes pontuais. Além disso, os dez dias sem jogos servirão para que os novos reforços tenham uma adaptação acelerada ao plano de jogo da comissão técnica.
Neste caso, José Martínez será desfalque por ter sido convocado pela seleção da Venezuela. O espanhol Héctor Hernández usará o período para se recuperar da lesão muscular sofrida na coxa direita na partida contra o Flamengo. Na avaliação da comissão técnica, o atual elenco é capaz de conseguir ocupar uma posição melhor do que a atual no Campeonato Brasileiro. O bom desempenho, mesmo com times considerados mistos nas copas, é usado como parâmetro para a cobrança por uma evolução.
Ramón Díaz repetiu a escalação apenas uma vez nos 14 jogos à frente do Corinthians. Seja pela ausência de jogadores lesionados, suspensos ou por opção própria, o treinador acredita que é necessário encontrar uma formação ideal, principalmente nos jogos válidos pelo Brasileirão. O Corinthians não divulgou o planejamento para os próximos dez dias, mas a tendência é que o elenco tenha alguns dias de folga e retorne aos treinos sem intervalo de descanso até 11 de setembro, data da próxima partida.