O Corinthians venceu o Flamengo por 2 a 1 , neste domingo, na Neo Química Arena, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Talles Magno e Romero marcaram os gols que tiraram o Timão provisoriamente da zona de rebaixamento. Na avaliação de Emiliano Díaz, auxiliar e filho de Ramón, o Corinthians vinha fazendo bons jogos sem conseguir o resultado esperado. Segundo ele, o Alvinegro foi superior ao Flamengo e tem capacidade para brigar na parte de cima da tabela. – A parte mental foi como jogamos na Bahia e fomos superiores. Fortaleza e Atlético-MG, também. O que acontece é que quando a bola não entra todo trabalho é ruim. Mas estamos fazendo um grande trabalho, e os jogadores acreditam. Para fora pode ser que os resultados ofusquem o trabalho. Mas fomos superiores em todos os lados. – A parte anímica era ter mais capricho e sorte para que a bola entre e pareça que o trabalho é fantástico, mas não é assim. O Coritnhians tem elenco para brigar lá em cima. Mas quando a bola não entra parece que o trabalho não está bem feito. Esse grupo sabe que falta um pouquinho para dar certo e hoje deu. Emiliano também falou sobre a atuação do árbitro catarinense Ramon Abatti Abel. O auxiliar técnico foi expulso no segundo tempo - ele e Ramón haviam sido advertidos no primeiro tempo.
– Sobre o arbitro, hoje não falei nada. Mas ele queria tirar ele (Ramón) ou a mim. É certo. Estava buscando algo. Mas com o Corinthians não se mexe. Somos 35 milhões de torcedores. Tem que tomar cuidado. Se querem tombar o Corinthians , tem que matar 35 milhões de pessoas. Não é tão fácil. Não queremos que nos ajudem, mas que não nos prejudiquem. Queremos que sejam neutros. Tenham muito cuidado com o Corinthians . Podem fazer o que quiserem, mas com esse grupo, a torcida e o clube vai ser muito difícil combater. Não gostei da arbitragem. Mas que tenham cuidado e sejam neutros. Que não nos ajudem ou nos prejudiquem. Hoje jogamos 18 minutos a mais. É normal? – disse Emiliano Díaz.
Na avaliação de Ramón Diaz, a atmosfera pela comemoração dos 114 anos do Corinthians ajudou os jogadores dentro de campo. Segundo o treinador, a pressão e a parte técnica foram os trunfos para a vitória. – Gostei do entorno. Ver as pessoas desfrutar de um jogo tão importante. Os torcedores, a decoração, toda a festa. Uma festa linda e importante. Aí vemos que é um clube grande, de grande dimensão para fazer o que fez hoje. Estou muito feliz porque a equipe teve a parte tática, a entrega e o espírito em uma partida contra um grande clube. Tivemos pressão e estou contente que as pessoas estão felizes – disse Ramón.
Com 25 pontos, o Corinthians fica na zona de rebaixamento, porém sobe uma posição e fica a 2 pontos da saída. Serão dez dias de intervalo até a próxima partida pelo Brasileirão, contra o Botafogo, no estádio Nilton Santos, pela 26ª rodada. Antes, o Timão enfrenta o Juventude na disputa por uma vaga nas quartas de final da Copa do Brasil.