Ramón Díaz conseguiu repetir a escalação do Corinthians pela primeira vez na derrota para o Fortaleza, no domingo, pela 24ª rodada do Brasileirão.
Anteriormente, nas outras 11 partidas, o técnico vinha mudando peças e a formação de acordo com o adversário e a competição. Nesta quinta-feira, às 20h (de Brasília), contra o Juventude, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, o técnico deve novamente promover mudanças na ida das quartas de final da Copa do Brasil. O Campeonato Brasileiro segue sendo prioridade do Corinthians em 2024.
Sem vencer há seis rodadas e dentro da zona de rebaixamento, a meta é evitar a briga contra o rebaixamento e somar pontos o quanto antes pela reação no campeonato. E isso passa por evitar o desgaste dos seus principais jogadores, apesar de o clube não abrir mão das disputas da Copa do Brasil e Sul-Americana. A estratégia vem dando certo: o Timão conseguiu avançar para as quartas de final das duas copas utilizando times alternativos. Paralelamente a isso, não conseguiu reverter a situação ruim no Brasileirão.
Para o duelo contra o Juventude, apesar de ter levado força máxima para Caxias do Sul, Ramón Díaz deve fazer mudanças na equipe. Desta vez, no entanto, por opção. O Corinthians terá um intervalo de dez dias sem jogos após pegar o Flamengo, domingo, pelo Brasileirão. Por isso, a comissão técnica entende que pode utilizar o time principal na Copa do Brasil. As prováveis mudanças que podem ser feitas por Ramón Díaz são a utilização dos reforços contratados pelo clube: o volante José Martínez e o centroavante Héctor Hernández treinam com o elenco há uma semana e estão liberados para estrear. Outras possíveis mudanças podem acontecer por conta de desgaste físico, mas serão avaliadas pontualmente caso a caso. A tendência, no entanto, é ter o time mais forte possível nesta quinta-feira.
A única vez em que o Corinthians repetiu a escalação sob o comando de Ramón Díaz, estiveram em campo: Hugo Souza; Cacá, André Ramalho e Félix Torres; Matheuzinho, Ryan, Charles, Garro e Matheus Bidu; Talles Magno e Pedro Raul. Ramón Díaz vai para o seu 13º jogo à frente do Corinthians. O desempenho até aqui é de oscilação: três vitórias, seis empates, três derrotas e aproveitamento de apenas 42%.