O Corinthians adotou uma postura mais agressiva no mercado nos últimos dias antes do encerramento da janela de transferências no Brasil, marcada para 2 de setembro. Se antes o clube via como remota a chegada de mais jogadores, agora a intenção é fazer contratações que possam mudar a atual situação no Brasileirão.
A direção alvinegra foi convencida por Ramón Díaz e sua comissão técnica de que é necessário reforçar ainda mais a equipe para a sequência da temporada. Isso porque, além da prioridade de evitar o rebaixamento no Brasileirão, o clube tem avançado nas copas e terá de rodar ainda mais o elenco até o término do ano.
O Timão está nas quartas de final da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana. Se antes as competições não eram vistas sob tanta expectativa, agora o cenário é mais otimista quando a possibilidade de se conquistar ao menos um título neste ano.
Os cinco jogos sem vencer e o retorno para a zona de rebaixamento do Brasileirão aumentaram a apreensão interna sobre o quanto o elenco ainda precisa de peças para minimizar o possível sofrimento até as rodadas finais na luta contra o descenso. Por isso, o Timão voltou a carga no mercado por mais reforços.