O Corinthians terá pela frente jogos decisivos contra o Fortaleza, comandado pelo técnico Juan Pablo Vojvoda, tanto pelo Campeonato Brasileiro quanto pela Copa Sul-Americana. Desde a chegada do treinador argentino em maio de 2021, o retrospecto do Timão nos confrontos diretos é desfavorável, com duas vitórias, quatro derrotas e três empates. Na última edição da Copa Sul-Americana, o Fortaleza eliminou o Corinthians na fase semifinal, e agora as equipes voltam a se encontrar em confrontos eliminatórios.
O Fortaleza, atualmente sob o comando de Vojvoda, está na 2ª posição do Brasileirão, com 45 pontos, e possui um bom desempenho na Copa Sul-Americana, com 66,6% de aproveitamento. Além disso, o clube já conquistou a Copa do Nordeste neste ano. Já o Corinthians, com Ramón Díaz como treinador, enfrenta um momento delicado, com cinco jogos sem vencer no campeonato e ocupando a zona de rebaixamento, com 22 pontos.
O primeiro confronto entre as equipes será pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, na Arena Castelão, onde o Fortaleza tem se mostrado muito forte como mandante, com nove vitórias e três empates. Em seguida, as equipes se enfrentarão na Copa Sul-Americana, com jogos marcados para as semanas do dia 18 de setembro (ida) e 24 (volta), sendo a decisão realizada na Neo Química Arena, em São Paulo, devido à melhor campanha do Corinthians.
No único confronto entre as equipes neste ano, o Corinthians teve um desempenho superior, mas esbarrou na grande atuação do goleiro do Fortaleza, João Ricardo, que segurou o empate em 0 a 0. Na ocasião, o time paulista era comandado pelo português António Oliveira e tinha ambições maiores no Campeonato Brasileiro.
Os históricos confrontos entre Corinthians e Fortaleza, desde a chegada de Vojvoda, mostram um equilíbrio nas partidas, com vitórias alternadas e placares apertados, o que promete jogos emocionantes e disputados entre as equipes em mais um capítulo desta rivalidade no futebol brasileiro.