O técnico Ramón Díaz comemorou a classificação do Corinthians para as quartas de final da Copa Sul-Americana contra o Red Bull Bragantino, nesta terça-feira, na Neo Química Arena. No entanto, o comandante não gostou do que viu na segunda etapa e pediu "mentalidade copeira" ao time. O Timão abriu o placar no primeiro tempo, mas tomou a virada no segundo e dependeu de grande atuação de Hugo nas penalidades máximas para passar de fase. "Gostei muito do primeiro tempo, e de como a equipe está trabalhando e crescendo. E me deixou preocupado o segundo tempo. A equipe não soube responder à pressão e ao ataque do Bragantino. Isso me preocupa. Os dois gols foram oriundos de lateral e escanteio, e não podemos permitir isso. A Copa é diferente. Não adianta 45 minutos, tem que ser 90. Creio que a equipe vem apresentando bom nível, mas temos que mudar, temos que ter mentalidade copeira. Temos que mudar isso", disse Ramón Díaz em entrevista coletiva.
Nas palavras do treinador, o Timão "não pode" sofrer a virada que sofreu nesta terça-feira. O desafio da comissão técnica, agora, é fazer com que o time mantenha bom nível de atuação por mais tempo nas partidas. Na visão do treinador, só assim o Corinthians chegará longe nos mata-matas. "Precisamos mudar para chegar à final. Temos que saber sofrer mais e conseguir jogar. Se mantivermos o que foi o segundo tempo, ficaremos preocupados. Gostaria que a equipe mantivesse o nível do primeiro tempo, seguisse com essa personalidade", complementou. O Corinthians saiu na frente no primeiro tempo. O time criou as melhores chances do duelo e foi coroado com o gol de Rodrigo Garro, em chute de fora da área. Na segunda etapa, o Massa Bruta intensificou a pressão e conseguiu a virada, com gols de Eduardo Sasha e Luan Cândido. Nos penais, apesar dos erros de André Ramalho e Ryan, Hugo Souza se consagrou e realizou três defesas decisivas, garantindo a classificação do Timão. Gustavinho, Douglas Mendes e Guilherme Lopes foram as "vítimas" do goleiro do alvinegro. Com a classificação, o Corinthians encara o vencedor de Fortaleza e Rosário Central nas quartas de final do torneio continental. As equipes empataram por 1 a 1 na ida e se enfrentam na Arena Castelão amanhã. Pelo Brasileirão, o Corinthians volta a entrar em campo no próximo domingo, contra o Fortaleza, fora de casa.
Veja outros trechos da coletiva de imprensa de Ramón Díaz: Partida de Igor Coronado "Como disse anteriormente, o mais importante é os jogadores se adaptarem ao que precisamos. Precisávamos de Coronado mais pela esquerda, para se aproximar com Garro, e dar fluidez. Todos estão se sacrificando, mas você tem que se adaptar à exigência da equipe. Coronado foi bem, manteve a posição, fez controle de jogo, se conectou com Garro, lateral, teve chance de gol… Todos estão se esforçando."
Desempenho do Giovane como atacante por dentro "Teve uma entrega incrível, está crescendo, pode jogar como extremo ou como ponta. Vamos ter muito jogo, mas tem que seguir crescendo na etapa final. Tem que ter mais paciência, tranquilidade, mas entendo pois são jovens. Com o passar do tempo vão crescendo e assumindo responsabilidade. Esse é um objetivo nosso, fazer os jovens crescerem. Tem que seguir crescendo, no entanto."
Esquema com três zagueiros "Notamos que com três zagueiros a equipe está jogando de forma cômoda. Precisamos pressionar mais e ser mais contundentes. Tivemos oportunidades claras e pecamos na definição. precisamos aprimorar isso para resolver nossos problemas."