O Corinthians vai enfrentar uma equipe comandada por Mano Menezes pela primeira vez desde que o técnico foi demitido do clube no início do ano. Seis meses se passaram, e muita coisa mudou no Timão. No Fluminense desde julho, Mano Menezes está suspenso e não comanda o time carioca do banco de reservas na noite deste sábado. Sidnei Lobo, auxiliar que acompanha o treinador e também passou pelo Timão, será o treinador interino. Ao todo, Mano Menezes teve três passagens pelo Corinthians . Nesta última, deixou o clube com aproveitamento de apenas 38% e quatro derrotas nos primeiros cinco jogos de 2024. Com o treinador, o Timão chegou a entrar na zona de rebaixamento no Paulistão. Mano chegou pela primeira vez para a Série B em 2008, no ano seguinte venceu o Paulistão e a Copa do Brasil e só saiu em 2010 para a seleção brasileira. Depois retornou em 2014, para a reconstrução de elenco que pavimentou o caminho para o título brasileiro do ano seguinte, já com Tite no comando. Mano Menezes é o terceiro técnico com mais jogos no Corinthians (268), atrás de Oswaldo Brandão (435) e Tite (378). Teve 142 vitórias, 69 empates e 49 derrotas, aproveitamento de 62%.
Polêmicas dentro e fora de campo Contratado ainda na gestão de Duilio Monteiro Alves, o formato do contrato do treinador foi muito questionado internamente. Sem opções no mercado e com o time lutando contra o rebaixamento no Brasileirão no fim de 2023, a direção alvinegra topou fechar um acordo longo com Mano, mesmo com a incerteza da continuidade da diretoria em meio ao processo eleitoral no clube. O contrato de Mano era válido até o fim de 2025, com multa rescisória alta. Ao vencer as eleições e assumir como presidente, Augusto Melo criticou o acordo, mas deu voto de confiança ao treinador contratado por seus opositores. No entanto, o respaldo a Mano foi de apenas cinco jogos. Depois de quatro derrotas em sequência no estadual, o treinador acabou demitido e substituído por António Oliveira. Mano Menezes custou R$ 12,4 milhões aos cofres do Corinthians só de rescisão contratual.
Depois da saída de Mano Menezes, o português António Oliveira assumiu o Corinthians com a missão de recuperar a equipe na sequência do Campeonato Paulista e evitar o rebaixamento, mas foi só isso. O Timão não caiu, mas foi eliminado ainda na primeira fase do estadual. Um dos pontos de reclamação de Mano foi resolvido: o Corinthians trouxe reforços para qualificar o elenco, que teria perdas significativas logo após a demissão do treinador.
O Corinthians voltou ao mercado e contratou o argentino Ramón Díaz, que completará o seu décimo jogo à frente do Timão neste sábado, contra o Fluminense. Além do treinador, o Corinthians buscou mais reforços, avançou de fase na Copa do Brasil e Conmebol Sul-Americana, mas vive um drama na zona de rebaixamento do Brasileirão. Sem vencer há quatro rodadas na competição nacional, o Corinthians tem jogo decisivo contra o Fluminense neste sábado, que também está dentro da zona de rebaixamento e tem o mesmo objetivo do Timão neste momento: deixar as últimas posições e dar respaldo ao trabalho do seu treinador.