A fase não é tão boa, mas, na última terça-feira, o torcedor do Corinthians reviveu uma cena que remeteu aos tempos de glória do clube. Recém-chegado ao time, o atacante Talles Magno marcou um dos gols da vitória contra o Red Bull Bragantino, pela Sul-Americana, e comemorou à la Sócrates, um dos maiores ídolos do Timão. Logo depois de balançar as redes, Talles se dirigiu à torcida alvinegra e celebrou o tento com punho cerrado, diante de inúmeros corintianos. Impossível não associar a imagem à inesquecível maneira como Sócrates comemorava seus gols.
O estádio não poderia ser outro: o Santa Cruz, palco do Botafogo-SP e antiga casa do ídolo do Corinthians. O Doutor, como é conhecido, foi revelado pelo time de Ribeirão Preto. A relação de Sócrates com o clube de Ribeirão Preto é antiga. Ele iniciou sua carreira no Pantera, equipe que defendeu entre 1972 e 1978. Neste período, ganhou um título: a Taça Cidade de São Paulo, em 1977.
Prova da idolatria de Sócrates no Corinthians e no Botafogo-SP foi uma homenagem promovida pelos dois clubes no Campeonato Paulista deste ano. Antes da vitória do Timão por 4 a 1, os jogadores de ambos os times se reuniram, no centro de campo, e repetiram o gesto do ex-jogador: ergueram o punho cerrado aos céus. O tributo foi uma forma de "celebrar" a data de aniversário do ex-atleta, que completaria, naquele dia 14 de fevereiro, 70 anos de idade.
Como surgiu a ideia de replicar comemoração de Sócrates? Apresentado como reforço do Corinthians só na última quinta-feira, Talles Magno explicou da onde surgiu a ideia de comemorar da mesma maneira que o ídolo do clube. Ele disse que, quando chegou ao time, tirou uma foto como esta a pedido de funcionários do Timão, durante uma sessão de fotografias. O atacante, então, resolveu pesquisar sobre Sócrates. E conheceu, de forma mais profunda, a grandeza do ex-jogador do Corinthians.
A carreira de Sócrates ficará para sempre marcada por ter ido muito além das quatro linhas. Além de demonstrar sua genialidade com a bola nos pés, ele tinha o hábito de se posicionar sobre questões políticas e ainda foi um dos líderes da Democracia Corinthiana, um dos movimentos mais aclamados do esporte brasileiro, que tinha como sua premissa a luta contra a ditadura militar no país. Talles Magno não é diferente. O jovem atacante, revelado pelo Vasco, é um dos adeptos da luta antirracista.