Augusto Melo corre o risco de impeachment no Corinthians? Sim, mas o possível afastamento do presidente do cargo não é tão simples, mesmo com o dirigente tendo sido indicado pela Comissão de Justiça a prestar esclarecimentos à Comissão de Ética do clube por possíveis irregularidades na gestão, como a rescisão com a PixBet e todo o caso VaideBet.
Segundo o presidente do Conselho Deliberativo do Timão, Romeu Tuma Jr., um processo de impedimento dentro do clube possui um protocolo longo, só com andamento a partir de provas que pudessem apontar irregularidades estatutárias do dirigente. Até pelo conhecimento do estatuto por parte dos conselheiros, não houve menção ao assunto impeachment na reunião de segunda-feira. Somente o presidente e os dois vices, eleitos pelos associados, podem sofrer impeachment no Corinthians.
No caso, além de Augusto Melo, o segundo vice Armando Mendonça, outro nome direcionado para a Comissão de Ética, pode ser afastado. – Enquanto você não tiver nada... Só existe duas possibilidades de alguém ser afastado. No caso de impeachment, três pessoas apenas correm risco: presidente e seus vices – contou Romeu Tuma Jr., em conversa com a imprensa após a reunião de segunda-feira do Conselho Deliberativo.
Augusto Melo acompanhou todo o desenrolar do encontro de segunda-feira no Parque São Jorge. A reunião do Conselho Deliberativo durou três horas, teve momentos tensos e terminou com a indicação do presidente e de mais seis nomes para serem ouvidos na Comissão de Ética.
Faço questão de responder e esclarecer tudo que me for perguntado na Comissão de Ética para deixar tudo às claras e finalizar esse tema. Que todos sejam julgados e que se cumpra o estatuto do clube – disse Augusto Melo, após o término da reunião.
A Comissão de Ética deve protocolar nos próximos dias a intimação dos dirigentes para prestar esclarecimentos. No caso de Augusto, caso tenha algum indício (e/ou irregularidade) elencado pela Comissão de Ética, ele enviaria a defesa e aguardaria o parecer da comissão para o Conselho Deliberativo.