O atacante Jonathas, artilheiro da Série C do Campeonato Brasileiro e com 16 gols em 2024, trocou o Athletic, vice-líder da competição nacional, pelo América-MG, que é quarto colocado e luta pelo acesso na Série B. O jogador foi confirmado pelo time de Belo Horizonte. Com nove gols marcados na terceira divisão nacional, ele chega à segundona com bons números. A marca atingida na Série C é superior ao número de gols feitos por Anselmo Ramon, do CRB, artilheiro da Série B com oito tentos anotados. Aos 35 anos, o centroavante que vive uma grande temporada, com as artilharias da terceira divisão nacional e do Campeonato Mineiro, tem bastante rodagem no futebol nacional e internacional.
Cria do Cruzeiro, com passagens pelas principais ligas europeias e um período apagado no Corinthians, o jogador vive uma das melhores temporadas na carreira e tenta ajudar o Coelho. O ge conta a trajetória do jogador. Formado na base do Cruzeiro, Jonathas foi campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2007. Naquele time, o centroavante atuava ao lado de jogadores que também vingaram no futebol profissional como o goleiro Rafael, o zagueiro Maicon e o meia-atacante Guilherme. Em 2008, o jogador foi negociado com o AZ Alkmaar, da Holanda. Em seguida, foi para o futebol italiano e jogou por Brescia, Pescara, Torino e Latina. Na temporada 2014/2015, Jonathas foi comprado pelo Elche, da Espanha, onde marcou 14 gols, e foi chamado de "novo Diego Costa". Na temporada seguinte, Jonathas foi transferido ao Real Sociedad. Depois, jogou pelo Rubin Kazan, da Rússia, e pelo Hannover, da Alemanha. Repatriado pelo Corinthians em 2018, Jonathas não se firmou. O atacante jogou nove jogos pelo time paulista e marcou apenas um gol. Em entrevista ao ge, o jogador reconheceu que a passagem pelo Timão "foi muito abaixo do esperado". Depois disso, retornou ao Hannover e se transferiu novamente para o Elche antes de atuar no futebol dos Emirados Árabes e da Índia. Em seguida, defendeu Náutico e Inter Limeira antes de acertar com o Athletic e voltar a Minas Gerais. Com sete gols, Jonathas ajudou o Athletic a ficar com o título do Troféu Inconfidência (torneio disputado por times que ficaram entre o 5º e 8º lugares da fase classificatória do Mineiro) e garantir vaga na Copa do Brasil pelo terceiro ano seguido.
O jogador seguiu com ótimos números na Série C do Brasileirão. O camisa 9 deixou a competição como artilheiro com nove gols anotados, que ajudaram o Athletic a ser o vice-líder do torneio, com 34 pontos, um a menos que o Botafogo-PB, primeiro colocado. Os gols dele representam 27,27% dos tentos marcados pelo Athletic, que balançou as redes 33 vezes até aqui na competição, melhor ataque do torneio. Jonathas chegou a ser o artilheiro das quatro divisões do Brasileiro, mas recentemente foi ultrapassado por Pedro, do Flamengo, autor de 10 gols. Esta a segunda temporada mais artilheira de Jonathas, com 16 gols anotados. Ele fez 18 em 2011/2012, quando atuava pelo Brescia, da Itália. Ele se tornou o maior artilheiro da história do Athletic.