Alvo do Corinthians para reforçar o ataque, o paraguaio Alex Arce tem uma trajetória que destoa de boa parte dos atletas de elite do futebol mundial. O centroavante despontou tardiamente e, aos 25 anos, chegou a trabalhar como vendedor ambulante. Hoje jogador da seleção paraguaia, aos 29 anos, Alex Arce estreou como profissional aos 22, pelo Cerro Porteño, mas atuou apenas uma vez pelo clube. Sem espaço, se transferiu para o Rubio Ñu, clube pelo qual disputou a segunda divisão. Veio então a pandemia de Covid-19 e, em 2020, o jogador se viu em dificuldades financeiras. Sem contrato com nenhum clube, ele passou a trabalhar vendendo redes e cobertores. – Eu tinha um amigo que trabalhava no interior do país a vender coisas que eram fabricadas na minha cidade natal. Um dia ele me chamou, fomos vender coisas e ele me ajudou também – contou Alex Arce em entrevista ao jornalista Octavio Petrich Rad.
A virada na carreira do atacante começou no Sportivo Ameliano, clube no qual se sagrou campeão da Copa Paraguaia e da Supercopa do Paraguai em 2022. De lá, seguiu para o Independiente Rivadavia, modesto clube de Mendoza, na Argentina. Em pouco mais de um ano, fez 28 gols em 37 partidas, conseguiu o acesso à primeira divisão e chamou a atenção da LDU, do Equador. Foi neste ano, na LDU, que a vida de Alex Arce mudou. Com gols e boas atuações, ele teve a primeira convocação para a seleção do Paraguai e esteve no grupo que disputou a Copa América. O jogador é o artilheiro do Equador na temporada, com 20 gols em 25 partidas.
Com estas credenciais, Alex Arce despertou o interesse do Corinthians, que fez uma proposta de 2,5 milhões de dólares (quase R$ 14 milhões) para contratá-lo. A primeira investida foi recusada, mas o Timão segue em negociações para ter o atacante. – A realidade é que o contrato que oferecem ao jogador é muito, muito, muito alto e tentador. Eu falei com ele, é um garoto maravilhoso. Começou a carreira profissional aos 26 anos e faz três anos que está ganhando dinheiro – declarou Pablo Sánchez, técnico da LDU, que admitiu perder o atacante para o Timão. A diretoria corintiana espera avançar em breve na contratação de Alex Arce. Para isso, está disposta a subir a oferta à LDU. A janela de transferências do Brasil fica aberta até 2 de setembro.