Uma marca do trabalho do técnico Ramón Diaz no Corinthians vem sendo a recuperação de jogadores que estavam em baixa antes de sua chegada. Com o elenco curto, a comissão técnica aposta em atletas que há pouco tempo eram desacreditados, enquanto a diretoria ainda se mexe para reforçar a equipe na janela de transferências. A Gazeta Esportiva montou uma lista de jogadores "resgatados" por Ramón e Emiliano Diaz:
Ryan O volante de 21 anos era dado como "carta fora do baralho" no Corinthians. Sem espaço com o técnico António Oliveira, especulava-se que o garoto poderia até ser emprestado para ter mais minutos. Com a chegada de Ramón e Emiliano, tudo mudou. O jovem se tornou peça importante na rotação da equipe, com seis jogos (quatro como titular). Conhecido pelo poder de marcação, Ryan vem sendo importante para recuperar bolas e oferecer vitalidade ao meio-campo, que também conta com nomes como Raniele, Charles e Alex Santana, que deve ser ser desfalque pelos próximos três meses.
Matheuzinho Enquanto Ryan pouco tinha espaço na equipe, o lateral direito Matheuzinho não conseguia desenvolver seu futebol até a chegada de Ramón. Testado até como ponta em alguns momentos por António, o defensor era um dos principais alvos da Fiel Torcida. Com a nova comissão técnica, a evolução de Matheuzinho é nítida. O lateral se tornou peça mais segura na defesa e erra menos no campo de ataque. Não por acaso, o camisa 2 é considerado titular do time, mesmo com a recuperação de lesão de Fagner. Com Ramón, o lateral ex-Flamengo possui seis jogos (cinco como titular).
Giovane Assim como Ryan, Giovane vinha tendo pouco espaço com António Oliveira e passou a ter mais minutos com Ramón. O jogador pode ganhar ainda mais protagonismo com a ausência de Yuri Alberto, em recuperação de cirurgia. Desde que a nova comissão técnica chegou ao Corinthians, o jovem atacante soma quatro jogos, sendo um como titular. O atleta vem de boas atuações recentes e é o favorito para formar dupla de ataque com Romero nas próximas partidas.
Alguns jogadores não estavam esquecidos no Corinthians, mas cresceram de rendimento com Ramón e companhia. São os casos de Rodrigo Garro e Ángel Romero. O primeiro segue responsável pela armação das jogadas, mas vem atuando mais perto do gol adversário, o que favorece seu jogo. Nesse recorte, Garro possui um tento e uma assistência em sete jogos (seis como titular). Já Romero, por vezes escalado como ponta, vem atuando como segundo atacante, por dentro. Assim, o jogador percorre menor distância e consegue se posicionar melhor para finalizar as jogadas. O camisa 11 soma dois gols em seis jogos (todos como titular) com Ramón Diaz no comando técnico.