Pepe anunciou sua aposentadoria do futebol de forma oficial, aos 41 anos. O zagueiro estava livre no mercado desde o fim da última temporada, após não renovar contrato com o Porto, de Portugal. Seu nome chegou a ser ligado ao Vasco, mas ele preferiu não retornar ao país natal. No mês passado, o presidente do clube português confirmou que Pepe não seguiria na equipe para a próxima temporada.
O presidente do Porto revelou que a necessidade de diminuir bruscamente o salário de Pepe foi um dos principais motivos para não chegar a um acordo para a renovação contratual. Ele fez um convite para Pepe continuar no clube, mas como dirigente, visando também reduzir custos. Segundo ele, as portas do clube estarão sempre abertas para o ex-jogador.
Pepe teve uma carreira duradoura na elite do futebol e conquistou grandes títulos, sendo o segundo clube de maior identificação o Real Madrid, onde defendeu por dez temporadas, conquistando 12 títulos. Além disso, teve passagens pelo Besiktas, da Turquia, e pelo Corinthians de Alagoas no início de sua carreira.
Ele participou de diversas edições da Copa do Mundo, Copa das Confederações e Eurocopa, tendo se destacado na última edição do principal torneio de seleções da Europa, em 2024, na Alemanha. Ao longo de sua carreira, venceu dois títulos pela seleção de Portugal: Eurocopa de 2016 e a Liga das Nações em 2018.
Ver essa foto no Instagram