O técnico Ramón Díaz poupou titulares do Corinthians no jogo decisivo contra o Grêmio, nesta quarta-feira, e ainda assim conseguiu a classificação para as quartas de final da Copa do Brasil. Após novo empate sem gols nos 90 minutos, Timão ganhou por 3 a 1 nos pênaltis. Em entrevista coletiva após a partida, Ramón explicou as escolhas e celebrou o resultado: – Primeiro, temos confiança no time, no grupo. Faz 15 dias que estamos trabalhando e explicando aos jogadores a todo o plantel que todos terão oportunidade de jogar. São jogadores de categoria. Ficamos felizes pelo resultado que tiveram porque estão fazendo um esforço enorme no tático, em tudo o que estamos trabalhando. Nos últimos jogos merecíamos muito mais, mas não conseguimos os resultados. Hoje o time foi muito inteligente, sabendo manter o jogo – disse o técnico argentino. – No segundo tempo tivemos chances de ganhar sem ir aos pênaltis. Durante a semana trabalhamos muito para disputa de pênaltis. Fico feliz pelos jogadores, estão fazendo um esforço enorme, entregando o máximo deles para seguir adiante – completou. Ao lado de Ramón estava o filho e auxiliar dele, Emiliano Díaz, que reforçou: a prioridade do Corinthians é o Campeonato Brasileiro, competição em que está na zona de rebaixamento. – É complicado, a gente já sabia que era assim. Hoje tentemos dar descanso a parte do grupo. Sábado sabemos que temos uma final. Todo o grupo faz o mesmo. Cada um sabe o que tem que fazer, isso nos dá tranquilidade. Agora temos que ir para o jogo de sábado, depois vemos o que acontece nas Copas. Em time grande não tem respiro nunca. Hoje demos chances a um grupo que não vinha a altura, mas respondeu bem. A prioridade para a gente é o Brasileirão, mas a classificação nos ajuda a crescer animicamente. Vamos planejando jogo a jogo – declarou Emiliano Díaz.
Outro tema da entrevista coletiva foi o goleiro Hugo Souza. Além de fazer grandes defesas no tempo normal, ele pegou um pênalti na disputa. – Desde o primeiro momento que Hugo chegou ao Corinthians , sabíamos que é um grande goleiro. Desde o primeiro minuto lhe demos a titularidade, consideramos que sua capacidade, sua forma de jogar nos dá tranquilidade. E aos poucos vamos obtendo os resultados, hoje foi incrível, não só ele, mas todos os jogadores na definição de pênaltis. Estou contente por ele, está em grande nível. Espero que os jogadores sigam trabalhando para conseguir bom resultado – declarou Ramón Díaz. O Timão volta a campo no sábado, às 21h30, contra o Red Bull Bragantino, na Neo Química Arena, pelo Brasileirão. O clube aguarda sorteio para saber quem será o próximo adversário na Copa do Brasil.
Veja abaixo outros trechos da entrevista coletiva: Desempenho (Emiliano Díaz) – Os três jogos que fizemos com o Grêmio foram difíceis, Renato é um treinador que taticamente é difícil de enfrentar, sabemos que pode surpreender. O plano não foi perfeito, senão teríamos vencido nos 90 minutos. Mas o grupo tem uma força e uma mentalidade tática muito boa. O que pedimos foi feito, faltou um pouco na finalização. E, como falou Ramón, o que nos deixa mais contente é que o grupo está sendo importante. Quisemos bater laterais com laterais, tivemos chances com Igor no primeiro tempo. Com o Giovane queríamos ser mais pulsantes. Depois tivemos que improvisar André de volante, pelas lesões que tivemos, acho que deu certo graças a Deus.
Sequência de jogos (Emiliano Díaz) – É complicado, a gente já sabia que era assim. Hoje tentemos dar descanso a parte do grupo. Sábado sabemos que temos uma final. Todo o grupo faz o mesmo. Cada um sabe o que tem que fazer, isso nos dá tranquilidade. Agora temos que ir para o jogo de sábado, depois vemos o que acontece nas Copas. Em time grande não tem respiro nunca. Hoje demos chances a um grupo que não vinha a altura, mas respondeu bem. A prioridade para a gente é o Brasileirão, mas a classificação nos ajuda a crescer animicamente. Vamos planejando jogo a jogo.
André Ramalho (Ramón Díaz) – Eu falei com ele durante a semana, o que mais tem característica de jogar como volante é o André. Ele tem qualidade para jogar. Disse que, se necessitava, usaria ele na posição, estamos sem muitos volantes. Ele fez muito bem, é um profissional incrível. Nos deu a tranquilidade e a experiência ajudando os jovens, hoje tudo saiu muito bem em todos os sentidos. Elenco (Emiliano Díaz) – O mais importante, a mensagem que temos que passar, é como responderam os torcedores aqui e em casa é admirável. O time está merecendo mais, mas não consegue. Sentimos o apoio. Sobre a escalação, tem que ter respeito por todo o grupo. Se chegou ao Corinthians , é porque merece. O torcedor tem que acreditar um pouquinho mais no elenco, hoje houve desfalques, jogamos com um candidato ao título e jogamos à altura. Não é por nome, é o grupo que vai fazer diferença.