Após a classificação para as quartas de final da Copa do Brasil contra o Grêmio, o técnico Ramón Diaz e o auxiliar Emiliano Diaz reforçaram que o foco do Corinthians é a disputa do Campeonato Brasileiro. Até por isso, a equipe teve algumas modificações para o duelo diante do Grêmio no Couto Pereira, com a entrada de jogadores como Gustavo Henrique, Matheus Bidu, Igor Coronado e Pedro Henrique.
"Nossa sequência é complicada, sabíamos que seria assim. Hoje descansamos uma parte do grupo, sábado temos uma final (contra o RB Bragantino). Todo o grupo está preparado, trabalhamos da mesma forma com todos, eles sabem o que precisam fazer. Hoje demos chance a uma parte do grupo que não vinha jogando tanto, e corresponderam. Nossa prioridade é o Brasileirão, mas essa classificação nos ajuda animicamente. Vamos jogo a jogo", disse Emiliano Diaz em entrevista coletiva.
Ramón reforçou que confia em todo o elenco e analisou a partida contra o Grêmio, que terminou empatada por 0 a 0 no tempo normal, mas com o Timão levando a melhor nas penalidades máximas. "Primeiro que temos confiança no grupo. Estamos trabalhando com todos os jogadores, todos vão ter oportunidades. Estamos felizes pelo resultado que construíram. Hoje, me parece que o time foi muito inteligente taticamente, sabendo manter tranquilidade no jogo. No segundo tempo tivemos mais chances de ganhar, sem ir para os penais, mas futebol tem dessas coisas. Durante a semana, trabalhamos muito os penais e sabíamos quem ia bater. Os jogadores estão se esforçando ao máximo e entregando muito em campo", complementou.
O jogo foi muito disputado no Couto Pereira. Mandante, o Grêmio tomou iniciativa em grande parte do duelo, enquanto o Corinthians buscou as jogadas em velocidade. Nenhuma equipe foi efetiva e a eliminatória foi decidida nas penalidades máximas. Na ida, os times já haviam empatado por 0 a 0 na Neo Química Arena. Nos penais, o Timão levou a melhor por 3 a 1. Romero, André Ramalho, Giovane marcaram para os paulistas, enquanto apenas Reinaldo converteu para os gremistas. Edenilson e Pavón chutaram para fora, enquanto Cristaldo chutou para defesa de Hugo. O adversário do Corinthians será definido por sorteio na sede da CBF. O Timão vai em busca de sua 4ª conquista do torneio. Pelo Brasileirão, o Corinthians volta a entrar em campo no próximo sábado, contra o Red Bull Bragantino, na Neo Química Arena. A equipe se encontra na 18ª posição da liga nacional, com 20 pontos.
Grande momento de Hugo Souza (Ramón) "Desde quando ele chegou, sabíamos que era um grande arqueiro. Demos a titularidade a ele desde o início, consideramos que sua capacidade e forma de atacar nos dá tranquilidade. Ele foi incrível hoje, como todos os jogadores. Todos brilharam nos pênaltis. Contente por ele, está em um grande nível, e espero que siga assim."
Eliminatória contra o Grêmio (Emiliano) "Os três jogos que fizemos contra o Grêmio foram difíceis, é difícil enfrentar o Renato taticamente. O plano não foi perfeito, se não venceríamos nos 90 minutos, mas o grupo teve uma mentalidade, força. Faltou pouco para a finalização, mas estamos contentes. Todo o grupo está sendo importante."
André Ramalho como volante (Ramón) "Falei com ele durante a semana. É quem mais tem a característica de jogar como volante e tem qualidade para isso. Estamos muito \'curtos\' de volante. Ele jogou bem, é muito inteligente, nos deu tranquilidade e experiência. É um profissional incrível, que ajuda os jovens. Estou muito contente."