O Corinthians anunciou em meados de julho a contratação do volante Alex Santana, que rapidamente se tornou peça-chave no esquema tático do técnico Ramón Diaz. Com 29 anos, Santana tem se destacado especialmente na parte defensiva, demonstrando habilidade em vencer duelos e recuperar bolas.
De acordo com dados do Sofascore, desde sua chegada ao clube, Alex Santana lidera o time em recuperações de posse, com um total de 29, além de somar 14 desarmes (2º do elenco), 28 ações defensivas, cinco interceptações e 61% de duelos ganhos.
Corintiano de infância, o jogador recebeu elogios do técnico Ramón Diaz após o empate com o Grêmio por 0 a 0, pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O treinador destacou a personalidade, caráter e temperamento do meio-campista, enaltecendo sua importância para a equipe.
Santana tem se encaixado perfeitamente no modelo de jogo estabelecido por Ramón, que prioriza a forte marcação no meio-campo e um ataque mais vertical. Sua atuação consistente o torna um forte candidato a ser titular no próximo confronto do Corinthians, contra o Juventude, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro.