O volante Alex Santana foi anunciado pelo Corinthians em meados de julho e, desde então, se tornou peça-chave no esquema tático de Ramón Diaz. O jogador de 29 anos vem se destacando especialmente na parte defensiva, com sua capacidade de vencer duelos e recuperar bolas. Segundo dados do Sofascore , Alex possui 29 recuperações de posse desde que foi contratado pelo Corinthians, liderando o time no quesito. Além disso, soma 14 desarmes (2º do elenco), 28 ações defensivas, cinco interceptações e 61% de duelos ganhos.
Corintiano de infância, Alex Santana foi elogiado pelo técnico Ramón Diaz após o empate com o Grêmio por 0 a 0, pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil. "Jogador que tem personalidade, caráter. Tem temperamento, é um jogador muito importante para nós. Mostrou isso nessas partidas conosco, parece que estava jogando aqui há tempo. É muito forte fisicamente", comentou Ramón em entrevista coletiva.
Alex vem cumprindo bem seu papel dentro do modelo de jogo estabelecido por Ramón, que prioriza a forte marcação no meio-campo e um ataque mais vertical. A tendência é que o atleta seja novamente titular no próximo domingo, contra o Juventude, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. A bola rola às 16 horas (de Brasília), na Neo Química Arena.