Na saga para chegar na fase de grupos, o Apoel contou com a atuação inspirada de um brasileiro para avançar na terceira eliminatória da fase prévia da Champions. Ex-Corinthians e Ponte Preta, Marquinhos já havia marcado na vitória do Apoel no jogo de ida contra o Petrocub, da Moldávia, por 1 a 0, e fez um golaço com chapéu dentro da área no empate por 1 a 1 na volta - o time do Chipre avançou com placar agregado de 2 a 1.
Marquinhos iniciou a carreira no Corinthians, onde foi campeão da Copinha de 2017 e estava no elenco vencedor do Campeonato Paulista de 2019 - ele não entrou em campo durante a campanha. Logo depois, foi emprestado para a Ponte Preta e se destacou pelo time de Campinas, onde fez 25 jogos e foi titular na campanha da Série B. A passagem pela Macaca ficou marcada por uma assistência no dérbi contra o Guarani, após deixar um defensor no chão, e dar assistência para Matheus Vargas garantir a vitória da equipe no clássico por 1 a 0.
Em 2020, o atacante foi novamente emprestado pelo Corinthians. Ele foi cedido ao Sport, onde fez 48 jogos, sete gols e sete assistências. O bom rendimento no Leão despertou atenção do próprio Corinthians e gerou sua primeira chance no time principal, em 2021, sob o comando de Sylvinho. Foram 10 jogos pelo Timão até ser negociado com o Cuiabá na temporada seguinte. A passagem pelo Dourado foi interrompida em 2022, quando Marquinhos despertou interesse do Apoel e foi negociado com a equipe do Chipre.