O confronto entre Corinthians e Grêmio , pelas oitavas de final da Copa do Brasil , teve início já nesta terça-feira, mas do lado de fora dos gramados. O Timão comunicou que enviou um ofício à CBF para externalizar sua preocupação com relação à arbitragem escolhida para o confronto de ida. Marcelo de Lima Henrique será o árbitro da partida, auxiliado por Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa-RJ) e Nailton Júnior de Sousa Oliveira (Fifa-CE). Rodolpho Toski Marques (VAR-Fifa-PR) comandará o VAR. A principal contestação alvinegra, porém, reside no juiz principal. A principal reclamação da diretoria corintiana com relação a Marcelo de Lima Henrique seria uma suposta "proximidade excessiva" do árbitro com o Grêmio. Após a escala de arbitragem da CBF ter sido divulgada na última segunda-feira, circularam nas redes sociais imagens do árbitro sendo presenteado pelo técnico gremista, Renato Gaúcho, quando ele completou 1000 jogos apitados. O juiz recebeu uma camisa autografada pelo treinador e por Luis Suárez e, em troca, presenteou o comandante com cartões autografados. "A relação entre o técnico de futebol e o árbitro deve ser pautada pelo respeito mútuo e, sobretudo, pela distância necessária para garantir a imparcialidade e a justiça no desenrolar do jogo. A proximidade excessiva pode gerar interpretações equivocadas e suspeitas desnecessárias por parte dos jogadores, torcedores e demais envolvidos no espetáculo", afirmou Leonardo Pantaleão, diretor jurídico do Corinthians.
O embate entre Corinthians e Grêmio está marcado por muita pressão em torno da arbitragem muito por conta do último encontro entre as equipes. No empate por 2 a 2 na 19ª rodada do Campeonato Brasileiro , os gremistas reclamaram muito do pênalti marcado do zagueiro Kannemann sobre o atacante Ángel Romero. Na ocasião, Alex Gomes Stefano, do Rio de Janeiro, foi quem apitou o jogo. O Tricolor gaúcho reclamou da arbitragem em entrevista no intervalo, com o goleiro Marchesín. Após o fim da partida, o elenco seguiu protestando. Já na coletiva pós-jogo, o técnico Renato Gaúcho também deixou clara a sua insatisfação com o árbitro.
Com muita pressão sobre a equipe de arbitragem, o Corinthians recebe o Grêmio nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), na Neo Química Arena, no primeiro duelo das oitavas de final da Copa do Brasil. O jogo de volta acontece no dia 7 de agosto, no Couto Pereira.