O Corinthians fez uma proposta pelo atacante Gonzalo Plata, da seleção equatoriana. O jogador pertence ao Al-Sadd, do Qatar, e o Timão acenou com um valor de 8 milhões de dólares (R$ 45 milhões) para adquiri-lo. A ideia é seguir o mesmo modelo de contratações anteriores, com um sinal à vista e o restante parcelado nos anos seguintes, utilizando parte dos recursos provenientes do novo patrocinador máster Esportes da Sorte.
A busca por reforços para o ataque se deve ao pedido do técnico Ramón Díaz, que deseja um nome de peso para o setor. Além de Plata, o Corinthians também havia sondado o atacante Brian Rodríguez, do América, do México, e da seleção do Uruguai, porém a acusação de assédio sexual fez o clube recuar. Plata, com passagens por Sporting e Valladolid, é considerado uma opção mais viável.
Gonzalo Plata, que marcou 12 gols e deu oito assistências em 33 jogos pelo Al-Sadd, tem 37 partidas e seis gols pela seleção equatoriana. Sua contratação se apresenta como uma oportunidade para fortalecer o elenco do Timão, que busca mais opções para o ataque visando desempenho sólido nas competições em que está envolvido.