O empate por 2 a 2 com o Grêmio certamente deixou o Corinthians com um gosto amargo no encerramento do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Com mais de 45 mil presentes na Neo Química Arena e o anúncio de um novo patrocinador, o torcedor deixou o estádio com o sentimento que poderia ter sido melhor. E claro que poderia. Uma vitória - a terceira seguida - deixaria o Timão ainda mais distante da zona de rebaixamento e mais próximo de sonhar com coisas melhores na sequência da competição. Mas olhando o lado bom, é importante não esquecer do cenário há duas semanas, em meio a indefinição de um novo treinador e de um elenco que parecia cada vez mais abatido.
Hoje, o Corinthians sabe que pode sonhar com algo a mais. Foram duas derrotas e um empate nas primeiras três rodadas do primeiro turno. Duas vitórias e um empate nas rodadas que encerraram a primeira metade do campeonato. Terminou melhor do que começou. A grande mudança é na perspectiva de um segundo turno mais seguro e de menor sofrimento, deixando de lado a briga contra o rebaixamento para, talvez, brigar por coisas maiores. O Corinthians abre o returno do Campeonato Brasileiro no domingo, às 19h (de Brasília), contra o Atlético-MG, na Arena MRV. No primeiro turno, os times empataram sem gols em São Paulo.
Com menos de um minuto de jogo, o tom dos torcedores do Corinthians aumentou consideravelmente na Neo Química Arena, o que tradicionalmente ocorre quando o clube sofre um gol. Em jogada de Soteldo, o atacante cruzou na cabeça de Rodrigo Ely, que subiu mais alto que Félix Torres para abrir o placar para o Grêmio. O gol do Grêmio não atrapalhou a pressão inicial do Corinthians , que quase empatou nos minutos seguintes em chute de fora da área de Ryan e em bola desviada após chute de Cacá. Aos poucos, o Timão passou a enfrentar uma marcação ainda mais forte do time gaúcho.
Félix Torres não fez bom jogo contra o Grêmio — Foto: Marcos Ribolli
Renato Gaúcho espelhou a escalação de Ramón Díaz com três zagueiros e uma linha de marcação com cinco jogadores à frente da defesa. Aos 24 minutos, Yuri Alberto encerrou jejum de mais de um mês sem gols ao converter pênalti sofrido por Romero e assinalado pelo VAR. O gol mudou novamente a dinâmica do jogo, com o Grêmio saindo mais e dificultando a saída de bola do Corinthians . Mesmo atuando com três zagueiros, o Timão sofreu nas investidas pelo alto do Grêmio.
Corinthians empatou com o Grêmio no encerramento do primeiro turno — Foto: Marcos Ribolli
O desempenho no segundo tempo foi preocupante, mas, de forma geral, a perspectiva para o segundo turno é positiva. O Corinthians evoluiu nos três jogos sob comando de Ramón Díaz, mas precisa de ajustes e de paciência para enfrentar as naturais oscilações, como na partida para o Grêmio.