Lucas Flora é apenas uma criança de 10 anos, mas já tem números, acordos comerciais e tratamento de gente grande. Para quem ainda não conhecia, a badalação em torno do garoto ficou evidente na semana passada, quando o Corinthians celebrou a permanência do jovem jogador no clube com pompa nas redes sociais. A comemoração, com direito a foto na sala da presidência do Corinthians, tinha motivo. Flora vinha sendo cobiçado por diversas outras equipes e esteve muito perto do rival Palmeiras. A negociação para a permanência do menino se arrastou por meses e teve capítulos tensos, como quando os pais dele emitiram uma nota oficial apontando um "despreparo muito grande" da diretoria do Timão. Dias antes, o diretor da base do Corinthians, Claudinei Alves, disse que os pais de Flora receberiam R$ 200 mil em luvas para assinar com o Palmeiras - informação negada pela diretoria alviverde.
Embora já fosse muito badalado e estivesse no Corinthians há três anos, Flora nunca tinha disputado uma competição de futebol de campo pelo clube até esta semana. A estreia foi na última segunda-feira, na Ibercup, competição que reúne centenas de jovens e adolescentes em São Paulo nesta semana. O ge acompanhou de perto e conta abaixo o que viu.
Fãs mirins Logo em sua estreia pela categoria sub-11, Flora assumiu a camisa 10 da equipe e foi titular na partida contra a Associação Esportiva Sporting, de Goiás. O jogo marcou o início da transição do garoto do futsal para os campos. O planejamento do Corinthians é que ele siga jogando nas quadras, onde mostra desenvoltura com dribles e gols, mas se acostume cada vez mais a jogar no gramado. Ambidestro, Flora deu lançamentos, tentou chutes de fora da área, deu um belo corta-luz e até improvisou uma bicicleta. Foi responsável pela maioria das cobranças de bola parada e sofreu com a forte marcação.
Ao final da partida, Flora atendeu um a um os fãs mirins, muitos dos quais invadiram o campo em busca de uma selfie com ele. Na sequência, foi se divertir com amigos em um pula pula inflável e outros brinquedos disponibilizados para a garotada.
Parte de uma geração hiperconectada, Flora foi alçado à fama graças às redes sociais. Com vídeos editados de dribles e belas jogadas, o garoto ganhou fama no Instagram, onde já tem mais de 167 mil seguidores. No início, as imagens eram produzidas pelos pais do menino, mas agora ele já tem auxílio profissional.