Exatos 20 dias depois de ser anunciado e apresentado oficialmente como CEO, Fred Luz assinou contrato de trabalho com o Corinthians . O modelo do acordo, no entanto, é diferente do planejamento inicial. A ideia era que Fred Luz exercesse o cargo de CEO (Chief Executive Officer, equivalente em inglês para diretor executivo) sob contrato de trabalho diretamente vinculado ao Corinthians . A assinatura do acordo nesse modelo necessitaria de aprovação por parte do Conselho Deliberativo do clube, o que demandaria tempo e poderia ser reprovado. A criação do cargo sofria resistência interna. A solução encontrada foi a contratação da Alvarez & Marsal como consultora do Corinthians no processo de reforma administrativa. Fred Luz, que é um dos sócios da empresa, será o profissional indicado para chefiar o trabalho. Com isso, na prática, Fred Luz irá exercer a função de CEO, mas com outra nomenclatura no contrato assinado entre o Corinthians e a Alvarez & Marsal. O tempo do vínculo não foi divulgado. A forma desta contratação era avaliada internamente no clube como “conflito de interesses” e gerava preocupação com uma possível gestão temerária, que não poderia responsabilizar Fred Luz individualmente por qualquer má conduta no Corinthians . Os ajustes finais foram feitos para evitar qualquer tipo de problema para ambas as partes. Com isso, a Ernst & Young, outra empresa que presta consultoria ao Corinthians e que indicou a contratação de um CEO, seguirá trabalhando paralelamente no clube, já que não tem ligação com o projeto que será liderado por Fred Luz e a Alvarez & Marsal. Os gerentes e superintendentes de cada área terão de prestar contas e cumprir metas estabelecidas pelo CEO. No entanto, a tomada de decisões de cada um dos departamentos do passará por votação de pequenos comitês que serão formados por especialistas corintianos e que atuam no clube.
Quem é Fred Luz Engenheiro formado pela PUC-Rio, Frederico Luz tem 70 anos e trabalhou como executivo da rede Lojas Americanas. No Flamengo, chegou ao clube em 2013 - primeiro ano da gestão de Eduardo Bandeira de Mello, inicialmente como diretor de marketing. No ano seguinte, assumiu o cargo de CEO onde permaneceu até maio de 2018. Fred é sócio da holding Inbrands, que reúne marcas como Richards, Salinas, Ellus e VR, e chamou atenção do grupo que venceu as eleições do Flamengo em 2013 pela habilidade com negócios. Ele não tem formação em marketing, mas o destaque no varejo estimulou a aposta do clube carioca em um nome fora do futebol. O profissional tem fama de grande negociador, ajudando e exercendo papel fundamental nas negociações do Flamengo com a venda dos direitos de televisão e no aumento do programa de sócio-torcedor. Além disso, Fred foi responsável pela contratação de consultorias tais como a da Exos, empresa americana de excelência em prevenção de lesões, e da holandesa Double Pass, voltada para a base do clube. Ambas empresas tiveram papel importante na reformação dos setores no Flamengo. O CEO participa de todas as decisões do futebol e é visto como um desatador de nós em negócios complexos. Relatos o classificam como "coerente, tranquilo, muito pé no chão e bom de papo", como revelou reportagem do ge sobre o profissional publicada em 2017. Nos últimos anos, Fred participou da campanha do político João Amoedo, à época no Partido Novo, para as eleições presidenciais de 2018. Em 2020, foi candidato a prefeito do Rio de Janeiro, recebendo pouco mais de 46 mil votos e ficando na nona colocação e fora do segundo turno.
Em 2020, foi candidato a prefeito do Rio de Janeiro, recebendo pouco mais de 46 mil votos e ficando na nona colocação e fora do segundo turno.