O Corinthians deve anunciar nos próximos dias a contratação do meio-campista Charles, de 28 anos, que vinha atuando no futebol da Dinamarca. O jogador será o quarto reforço do clube na janela do meio do ano. Charles Rigon Mattos nasceu em Santiago, no interior do Rio Grande do Sul, e iniciou nas categorias de base do Santo Ângelo até chamar a atenção do Internacional.
No início da carreira, Charles foi agenciado por Jorge Baidek, ex-zagueiro campeão mundial pelo Grêmio e de sucesso no futebol português. No Internacional, Charles se profissionalizou em 2016, mas teve as primeiras oportunidades na temporada seguinte. Foram 30 jogos, sendo 20 deles como titular, e dois gols marcados no primeiro ano no time principal, que terminou a Série B do Brasileiro na vice-liderança garantindo o retorno à elite.
Com o Colorado na Série A, Charles perdeu espaço e fez poucos jogos em 2018. Foram apenas sete aparições, sendo cinco deles pelo Campeonato Gaúcho e duas pelo Brasileirão. Ao todo, o meio-campista atuou por apenas 539 minutos na temporada. A perda de espaço fez Charles ser emprestado em 2019 para o Sport.
O volante foi titular absoluto na disputa da Série B, recolocando a equipe na elite após ficar com o vice-campeonato, além de ter conquistado o campeonato estadual. Nos dois anos seguintes, Charles atuou pelo Ceará. Em 2020, foram 55 jogos, sendo 47 deles como titular, com três gols marcados e duas assistências, sendo campeão da Copa do Nordeste pelo clube.
Em 2021, Charles acabou deixando o Ceará justamente na janela do meio do ano. Antes de sair, fez 21 jogos, deu uma assistência e vinha oscilando entre o time titular e reserva.
No Brasil, o reforço do Timão atuou mais como primeiro e segundo volante, ocupando mais a faixa direita do campo. O jogador tem como característica principal o bom passe e a presença na área, principalmente na bola aérea e em arremates curtos. A altura de Charles (1,87m) foi um dos pontos que chamaram a atenção do Corinthians, que deseja aumentar a estrutura do meio-campo.
Charles chegou ao Midtjyllannd buscando espaço e alternando entre o time titular e reserva. Foram 38 jogos no primeiro ano pelo clube, sendo titular 18 vezes. O volante marcou dois gols e deu uma assistência. No clube dinamarquês, Charles aumentou a sua versatilidade atuando como ala e também como uma espécie de terceiro zagueiro, em função parecida com a que Raniele exerceu em alguns jogos do Corinthians na temporada.
Nas últimas duas temporadas, ele fez 51 partidas pelo Midtjyllannd, sendo 21 delas como titular. Foram cinco gols marcados e duas assistências. Charles retorna ao Brasil para jogar no Corinthians com a concorrência de Raniele, Breno Bidon, Alex Santana e Ryan no meio de campo, além de Maycon – que se recupera de lesão e tem futuro incerto no clube.
O Corinthians vai desembolsar 1,6 milhão de euros (R$ 9,7 milhões) em três parcelas para contratar o jogador, sendo uma delas no ato da rescisão contratual dele com o time dinamarquês. O contrato será válido por três temporadas, com opção de renovação por mais um ano.