O técnico Ramón Diaz assumiu o Corinthians no dia 10 de julho e, aos poucos, vai transmitindo suas ideias aos jogadores e à torcida. Um tópico que foi abordado publicamente no último domingo é a cautela que a comissão técnica vem tendo com os jovens do elenco. Na visão de Ramón e seus auxiliares, o grupo corintiano oferece muitos garotos que em sua maioria precisam amadurecer taticamente. Por mais que o treinador tenha esse pensamento, ele admite que o Timão vai precisar desses atletas ao longo da campanha no Campeonato Brasileiro. "Temos muitos jovens, e temos que trabalhar eles. Temos jovens que precisam aprender questões táticas, de responsabilidade. É muito importante que o jovem aprenda taticamente. Nos falta trabalhar essa parte com eles para que eles assumam responsabilidade e cresçam rapidamente. Vamos precisar deles ao longo do campeonato. E quero trabalhar mais eles. Temos muitos jovens que precisam aprender muitas coisas", disse Ramón após a vitória por 1 a 0 contra o Bahia.
Quando o comandante argentino chegou ao Corinthians, causou surpresa a saída de Breno Bidon do time titular. O jovem sequer saiu do banco de reservas na vitória contra o Criciúma e também não foi titular diante do Bahia. Na reta final do trabalho de António Oliveira e com o interino Raphael Laruccia, o volante foi um dos únicos destaques da equipe. Wesley, que lidera o Corinthians em número de jogos no ano, foi reserva no último domingo. Ramón Diaz optou por um esquema com três zagueiros, com Yuri Alberto e Romero formando dupla de ataque. O ponta entrou apenas no segundo tempo, assim como Bidon. Quem vem fugindo um pouco do padrão estabelecido é Ryan. O volante entrou no segundo tempo diante do Criciúma e surpreendentemente foi titular contra o Bahia, sendo um dos melhores em campo. A capacidade do volante de recuperar bolas vem sendo reconhecida pela comissão técnica.
Contra o Grêmio, no meio de semana, a tendência é que Raniele volte ao time titular, já que cumpriu suspensão contra o Bahia. Em busca de um jogo mais ofensivo em seus domínios, existe a chance de Wesley voltar a atuar desde o início. Ramón deixou claro na última coletiva de imprensa que não possui esquema tático fixo e vai mexer na equipe de acordo com o adversário. "Estamos falando com os jogadores que vamos nos adaptar ao adversário. A equipe tem a capacidade, característica e elenco para atuar de distintas formas", disse o treinador. Corinthians e Grêmio se enfrentam na próxima quinta-feira, às 20 horas (de Brasília), na Neo Química Arena.