Em pouco mais de uma semana de trabalho no Corinthians, Emiliano Díaz deixou claro que seu papel na comissão técnica do pai Ramón Díaz vai além das atribuições normais de um auxiliar. O profissional de 42 anos assume protagonismo, divide responsabilidades com Ramón e desempenha tarefas que habitualmente são do treinador. O próximo desafio é contra o Bahia, domingo, em Salvador.
Isso ficou claro na apresentação do novo comandante alvinegro. Emiliano recebeu a camisa do Corinthians, posou para fotos, sentou-se ao lado do pai e respondeu a diversas perguntas. Ramón Díaz afirmou: "Trabalhamos juntos há 15 anos. Toda comissão técnica sabe o que está planejado. Por exemplo: nesta semana ele trabalhou a parte defensiva e eu, o ataque. Fazer as duas coisas juntas é difícil. Cada um sabe o que tem que trabalhar."
No dia a dia, o auxiliar comanda treinos e está em constante contato com os atletas. Ele também participa ativamente de algumas atividades, desde corridas no campo e rodas de bobinho até ensaios de bolas paradas. Na preleção para os jogos, Emiliano também tem destaque. Além de passar orientações táticas ao elenco, ele costuma fazer discursos inflamados no vestiário.
O auxiliar faz questão de deixar claro que a palavra final é sempre de seu pai: "Quem toma as decisões é o Ramón. Às vezes brigamos muito, mas sempre pelo bem do clube que nos contrata. Entre nós, a hierarquia está muito clara."