O Corinthians está no mercado em busca de reforços para sair da crise, e a equipe alvinegra tem como alvo um centroavante, devido aos momentos ruins de Yuri Alberto e Pedro Raul. O nome do paraguaio Isidro Pitta, do Cuiabá, ganhou força no clube, que chegou a perguntar sobre o atacante a seu compatriota Ángel Romero. Além do centroavante, o ataque corinthiano também precisa de extremos, e surge o interesse no equatoriano Gonzalo Plata, com possibilidade de uma troca de jogadores.
Segundo o jornalista Samir Carvalho, as tratativas com o Al-Sadd, clube de Gonzalo Plata, tem sido difícil devido ao valor elevado cobrado para fechar a operação junto ao Corinthians. Diante disso, o clube considera enviar uma lista de jogadores ao time para abater parte do valor, dando um jogador e mais alguns milhões para finalizar a operação. A postura do clube em relação a essa possibilidade ainda não foi divulgada.
Gonzalo Plata, de 23 anos, teve uma boa temporada passada pelo Al-Sadd, marcando 12 gols e distribuindo oito assistências em 33 jogos. Seu contrato com o time do Catar é até junho de 2028.