O zagueiro André Ramalho, que foi oficialmente apresentado nesta quinta-feira, revelou detalhes de sua chegada ao Corinthians. Ele também abordou sua condição física e se colocou à disposição para estrear pelo Timão no próximo domingo, contra o Bahia.
"Nos últimos dias venho me preparando no CT. Vinha me condicionando em casa, fiquei apenas 10 dias parado depois da temporada na Europa. Vinha me preparando, trabalho de força, corrida, e estou me condicionando aqui, com treino com bola, duelos… Coisa de campo. Estou em boa forma física. Claro que depois de oito semanas sem contato com bola, você precisa de um certo tempo, mas estou me condicionando. Necessito de mais tempo, mas sabemos que o calendário brasileiro não permite tanto. Estou à disposição, se vou para o jogo (no domingo) ou não vai caber para a comissão técnica. Se acharem que é o momento, vou dar meu melhor para ajudar o time", disse André Ramalho.
Em relação a sua chegada, André revelou um bastidor inusitado. Ele disse que, antes de tomar sua decisão, conversou com Pedro Silveira (diretor financeiro) e Vinicius Cascone (secretário-geral).
"Sobre o processo, eu brinco que felizmente nunca tive tanta proposta na minha carreira de uma vez. Inicialmente o plano era ficar na Europa, tive propostas lá, propostas do Brasil, maiores do que tive aqui. Mas quando o Corinthians vem de encontro, você não pode deixar passar. Sou de São Paulo, sei o peso dessa camisa. Desde o primeiro interesse do Corinthians, a maneira como eu tratava o clube era diferente. Agradeço pelo modo que o Fabinho, o presidente (Augusto Melo) me abordaram desde o início. Foram muito incisivos, vieram com total convicção, interessados no meu futebol. Falei com pessoas do clube, com eles, isso facilita e ajuda na tomada de decisão. A gente ouve muita coisa, mas não sabemos o que de fato é verdade e o que não é. Falei com o Pedro Silveira, com o Vinicius Cascone, muita gente do clube", comentou.
Já sobre suas características, André destacou que pode ajudar com saída de bola qualificada, postura agressiva na defesa e até mesmo com gols.
"Eu vim de muitos anos na Europa, sempre joguei em times muito ofensivos, de pressionar muito, para frente, organizado. Isso está no meu DNA, digamos. Posso ajudar com passes verticais, lançamentos, tenho um estilo agressivo de defender também, é como joguei nos últimos anos, além da experiência como um todo. Tenho um certo tempo no futebol, joguei com diferentes treinadores e jogadores", disse. "Quem jogar vai dar seu melhor, espero ajudar também com gols, tenho bom cabeceio, às vezes um bom chute. Tomara, vou trabalhar para isso. Minha meta prioritária sempre vai ser ajudar a defesa, ajudar o time a não tomar gol", completou.
André Ramalho foi parte essencial da última temporada vitoriosa do PSV, na qual o clube conquistou o título holandês. Ele disputou 46 partidas em 2023/24 e marcou três gols. Além deste troféu, o zagueiro também participou do bicampeonato da Copa dos Países Baixos, em 2022 e 2023.
Nascido em São Paulo, o atleta começou sua carreira no Red Bull Brasil, deixando cedo o País para se transferir para o Red Bull Salzburg, da Áustria, onde passou cinco anos (um deles emprestado). Após passagens por Bayer Leverkusen e Mainz, da Alemanha, Ramalho retornou para o Salzburg e se consolidou em 2018. Pelo clube austríaco, foram 244 jogos, 20 gols e 11 títulos, com seis Campeonatos Austríacos e cinco Copas da Áustria.
André Ramalho é o terceiro reforço do Corinthians nesta janela de meio de ano. O jogador já treina com a equipe e se junta ao goleiro Hugo Souza e ao volante Alex Teixeira como os novos nomes do elenco alvinegro para o restante da temporada.