O Corinthians anunciou na última segunda-feira a chegada do volante Alex Santana, que estava no Athletico-PR. O atleta de 29 anos assinou contrato com o Timão até final de 2027. Alex Santana tem um trunfo valioso para ter boa minutagem no Corinthians: a infiltração. Os volantes e meias do elenco, agora companheiros de Alex, não têm essa característica como principal virtude.
Raniele pode jogar mais avançado, mas costuma atuar como primeiro volante no Timão. Breno Bidon joga como articulador, e pouco pisa na área ofensiva. Nomes como Rodrigo Garro e Igor Coronado são meio-campistas que gostam de ter contato com a bola em diferentes setores do campo no setor de criação. Alex Santana pode não ter contato com a posse a todo momento, mas gosta de aparecer no ataque como elemento surpresa.
Na passagem pelo Athletico-PR, o volante marcou 12 gols em 80 jogos disputados. Sua temporada mais artilheira foi a de 2019, quando marcou 10 tentos em 42 duelos. Um dos diagnósticos da comissão técnica anterior, chefiada por António Oliveira, é que faltava ao time um meio-campista com "pisada na área", para ajudar a dar volume ofensivo. Com esse perfil, Alex espera somar ao elenco e ajudar na luta contra a zona de rebaixamento.
Mapa de calor de Alex Santana no Campeonato Brasileiro deste ano (Foto: Sofascore)
Alex Santana foi registrado no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF e está apto para entrar em campo contra o Criciúma, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. O atleta vem treinando normalmente com os companheiros no CT Joaquim Grava. O Timão entra em campo contra a equipe catarinense nesta terça-feira, às 21 horas (de Brasília), na Neo Química Arena.